Brincadeira é coisa séria e educa

Quem dança os males espanta, diz o ditado. Mas no universo infantil a sabedoria popular também se aplica as brincadeiras. Muito além da simples fantasia, o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças, sendo comprovado em diversas pesquisas, que só atestam a legitimidade deste direito garantido na Declaração Universal dos Direitos das Crianças.

Em um mundo onde as crianças têm cada vez mais rotinas atribuladas, tomadas por diversas atividades e compromissos, é cada vez mais raro que tenham espaço e tempo simplesmente para brincar. Entretanto, cada vez mais estudos ligados à neurociência apontam a importância de brincar para fomentar o pleno desenvolvimento da criança, sobretudo do ponto de vista social e cognitivo.

No Colégio Arnaldo a momento da brincadeira é garantido. O colégio dispõe de uma brinquedoteca, espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. As professoras que acompanham os alunos neste espaço cuidam para que todas as atividades propostas tenham os objetivos alcançados durante as brincadeiras. Entre as propostas das atividades estão estimular o autoconhecimento, a confiança, a amizade, a paciência, a autoestima, a coordenação motora, a musicalidade e o ritmo.

“A Brinquedoteca é um agente mediador de aprendizagens, que estimula e aperfeiçoa os aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais do aluno. Nela é possível transferir para suas interações e vivências os significados relacionados à sua cultura, aos seus valores morais e conceitos num espaço contextualizado”, conta Grasiella Godoy, Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Arnaldo.

Além da brinquedoteca, o colégio utiliza com frequência o seu amplo espaço externo para organizar atividades com os alunos e também realiza atividades fora do colégio, aliando assim diversão e educação. Um exemplo disso é a exposição “Jardim Japonês”, que surgiu depois de um trabalho de campo dos alunos do 2º período realizado no Jardim Japonês de BH, no Zoológico. A experiência de conhecer a cultura e a tradição japonesa encantou todos com muita diversão e aprendizagem.

A turma aprendeu que o origami é a arte japonesa de fazer dobraduras de papel. E a partir disso cada criança confeccionou um origami do que mais gostou o Jardim. A exposição dos trabalhos em um dos murais do Colégio Arnaldo foi um sucesso e reafirmou o potencial criativo dos alunos.

“A atividade foi feita a partir do trabalho de campo no jardim japonês, porém já havíamos estudado sobre o Japão antes em sala de aula e uma das curiosidades que mais chamou atenção das crianças foi o Origami. Durante a excursão os alunos observaram e apreciaram o que mais gostaram como o cisne, as carpas e as flores das cerejeiras e finalmente criaram os origamis, contribuindo assim para a observação, a persistência, a concentração e atenção, a autoconfiança, o esforço pessoal, a coordenação motora fina e, sobretudo, a criatividade de cada um”, conta a professora Érica Santiago, responsável pela atividade.

Serviço:

Unidade Funcionários