fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Brincar ao ar livre oferece diversos benefícios para as crianças

Muito mais que passatempo e diversão, brincar ao ar livre ajuda a criança a desenvolver uma serie de habilidades. Espaços com circuitos, gangorras, balanço, escorregadores e outros brinquedos permitem que a criançada aprenda brincando e tenha momentos prazerosos com os amiguinhos.

De acordo com Percila Paloma, gerente de vendas e marketing da Nogueira Brinquedos, o playground ou parquinhos infantis são muito importantes para o desenvolvimento dos pequenos, eles oferecem diversos benefícios para a saúde, coordenação motora e socialização. “Ao brincar no parque da escola, a criança sobe escadas, pula e corre. Nesse momento ela está fazendo diversos exercícios sem perceber, ou seja, praticando atividade física enquanto se diverte”, destaca a profissional.

Neste ambiente também é possível estimular a coordenação motora e as habilidades dos pequeninos – por exemplo, ao brincar no balanço, é preciso ter o controle e a força do corpo para conseguir movimentar o brinquedo sem por os pés no chão. Já nas perspectivas social e psicológica, a interação entre as crianças ensina a comunicar, fazer novas amizades, respeitar o outro e compartilhar o espaço de uso comum. Além disso, as atividades e brincadeiras ajudam no futuro, a tornar a criança um adulto com facilidade de planejar, solucionar problemas e fazer diversas atividades ao mesmo tempo.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados