Bullying, assunto que ressurge com a volta às aulas é tratado de forma lúdica no teatro com Buzum!

Voltado ao público adolescente, teatro de bonecos é apresentado dentro de ônibus

O Buzum!, projeto que viaja por todo o Brasil para levar o teatro de bonecos às crianças e adolescentes em idade escolar, chega a Praça Cornélia, no dia 17 de janeiro para apresentar uma peça de temática adolescente, Intolerância.

Com direção de Wanderley Piras, montagem concebida por Mariane Gutierrez e roteiro de Miguel Vellinho, a companhia leva para o ambiente escolar o tema do bullying. O espetáculo leva para o público juvenil uma das questões mais discutidas na atualidade, a intolerância no ambiente escolar e levanta questões sobre os preconceitos, agressões e violências psicológicas e físicas que tem se tornado cotidiano na rotina dos jovens.

‘A peça trata da questão de maneira delicada, poética e profunda’, conta Miguel Vellinho, criador do espetáculo. Três personagens, uma mochila, um caderno e uma camiseta contam a história de agressão de sua dona, uma menina comum que sofre bullying na escola. Uma história que não mostra o agressor e a vítima de uma forma julgadora, mas o quanto essas atitudes podem influenciar o comportamento dos jovens.

Com uma abordagem leve e didática, o espetáculo mostra que é possível conviver de forma harmoniosa mesmo com tantas diferenças.

BuZum!

A companhia mantém e desenvolve a premissa de unir o teatro à educação, tendo se apresentado em mais de 250 escolas, num total de 120 mil quilômetros rodados. Nos quatro anos em que está na ativa, e 3.600 apresentações na bagagem, o projeto conta com um público de mais de 160 mil crianças em 125 cidades (entre São Paulo, Rio, Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Bahia). Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 55 espectadores por sessão.

Em 2014, o BuZum! conquistou com a peça Intolerância os prêmios de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original, no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa). Os espetáculos escolhidos para a premiação receberam a avaliação de um corpo de jurados formado por Beatriz Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa. Para concorrer ao Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem é necessário que as peças tivessem estreado entre o primeiro e o segundo semestre de 2014, com no mínimo 14 apresentações. A festa de premiação ocorreu no dia 9 de dezembro, em São Paulo.

Ficha Técnica:

Concepção: Mariane Gutierrez
Dramaturgia: Miguel Vellinho
Direção: Wanderley Piras
Elenco: Alessandra Parmagnani, Ana Elisa, Caio Zanuto, Daiane Baumgartner, Débora Sanders, Fábio de Sousa, Jonatã Puente e Natália Kesper.

Criação de bonecos: Miguel Vellinho
Confecção de bonecos: Julio Djoscar

Cenografia: Wanderley Pira
Fotos: Milene Milan
Vídeo:
Zeca Caldeira, Marcio Werneck, Willem Dias, Atila Fragozo, Julio Dojcsar, Sato (casa da lapa)

Design gráfico: Sato (casa da lapa)
Trilha Sonora: César Maluf
Assessoria Pedagógica: Mércia Falcini (Saberes)
Administração: Jackson Iris
Direção de Produção: Mariane Gutierrez

Produção executiva: Maikon Rangel

Assistente de produção: Fabiola Gonçales

Realização: BuZum!
Classificação etária: 11 a 17 anos

Serviço:

BuZum! Na Cornélia – Dia 21 de fevereiro.

Espetáculo Intolerância

Horários: 11h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h