fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Caleidos abre seus ensaios de dança para alunos da rede pública

Os ensaios para os espetáculos Coreologicas Ludus e Tria, do Caleidos Cia de Dança, agora estão de portas abertas ao público. Gratuitamente, as escolas da rede pública de ensino da capital paulista, tanto municipal quanto estadual, podem visitar o espaço do Instituto Caleidos com seus alunos e, além de assistirem ao espetáculo, participar dele.

Isso porque ambos têm como base cênica a interação do público com a dança. Os espetáculos são interativos, mas com proposta. “Não é sair dançando qualquer coisa e qualquer nota, mas dentro de uma proposição cênica, para que possam construir arte juntamente com o elenco, numa percepção diferenciada que não é apenas imitar movimentos. A dança contemporânea proposta pelo Caleidos permite a interação criativa e as escolhas”, conta Isabel Marques que assina a direção dos espetáculos ao lado de Fábio Brazil.

Os encontros acontecem mensalmente e as escolas interessadas devem se inscrever antecipadamente pelo email [email protected] .

“As crianças amam, saem radiantes, fazendo os movimentos do espetáculo nas escadas, na calçada, redescobrindo os próprios corpos, suas possibilidade de fazer arte. Ficam radiantes com a possibilidade de assistir e de também dançar com os profissionais. Esse é o diferencial do Caleidos há 20 anos – a interatividade que não expõe o público, não ridiculariza, mas dialoga corporalmente com todos os corpos. As professoras também  saem empolgadíssimas, pois muitas delas (a maioria) não acreditava que poderia dançar, e dançam com os bailarinos, com as crianças/alunos  e entre si”, disse Isabel.

A grande motivação do Caleidos Cia de Dança em abrir seus ensaios é aproximar a dança das escolas, trabalho esse que a Cia realiza há mais de 25 anos nas escolas públicas por meio de assessorias, palestras, cursos e publicações.

Lapa Eu Vou a Pé – A participação das escolas nos ensaios do Caleidos dialoga com o outro projeto da Cia que teve inicio neste ano , o “Lapa Eu Vou a Pé”. O projeto, que tem o apoio do 18º Edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, tem entre seus maiores objetivos o de traçar um “mapa corporal” da região.

 O ponto disparador do projeto é o ir e vir a pé. Partindo do Caleidos na rua Mota Pais 213 e caminhando por 30 minutos, onde chegamos? Quem poderia chegar até nós? Pensamos no corpo como princípio geográfico – não o bairro, o distrito, a subprefeitura ou o CEP – mas o corpo em movimento, a pé; essa será a nossa área de ação. Nessa área corpórea, corporeificada, estabelecemos nossos pontos de relação com as estruturas urbanas, seja um local para fazermos uma intervenção de dança, ou estabelecer o contato com outros produtores de arte e cultura na região.” – explica Fábio Brazil, diretor da Cia de Dança e do Instituto Caleidos.

 O projeto tem duração de dois anos, com diversas etapas. “A questão do corpo na cidade e a questão da mobilidade social e cultural – temática em torno da qual se desdobrarão as ações artísticas, formativas e de pesquisa deste projeto – é tão atual quanto permanente. Discutir a exclusão e a inclusão do corpo nos cotidianos do bairro é um dos objetivos do projeto, principalmente por estarmos na região da Vila Ipojuca, atualmente alvo de especulação e verticalização fulminante e impiedosa”, explica Fábio Brazil, dramaturgo do Caleidos Cia.

 LAPA, eu vou a pé traz o corpo como “regulador regional”, o ir e vir a pé como medida física e social, mas é claro que está aberto a toda a cidade. Com o apoio do programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo, o Caleidos realizará nos dois anos de duração do projeto: uma mostra de espetáculos de seu repertório comeorando os 20 anos da companhia, a criação de um espetáculo inédito, ocupações artísticas em espaços urbanos da região e a criação de videodanças. Na área de formação, o projeto prevê: curso de formação de professores da rede pública, núcleos de pesquisa abertos a interessados, mostras de vídeos, eventos de poesia e palestras com especialistas para dialogar sobre as ações do projeto; todas as ações do projeto serão gratuitas ou a preços populares.

Serviço:

Ensaios abertos Caleidos Cia de Dança
Local: Instituto Caleidos
Rua Mota Pais, 213 – Vila Ipojuca – Lapa
Entrada Gratuita
Inscrições e maiores informações pelo telefone: 3021-4970
Informações para imprensa: 98843-9200

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!