Cantina escolar com alimentos saudáveis é a nova aposta para melhorar a saúde de crianças e adolescentes

A mudança dos hábitos alimentares começa na infância

Atualmente, crianças e adolescentes estão constantemente expostos a produtos industrializados, que fogem completamente do conceito de alimentação saudável. Esse é o ritmo da vida moderna, que incentiva o consumo de fast-food, doces e alimentos gordurosos, sem a preocupação com o bem-estar  e o bom funcionamento do organismo. Contudo, o hábito de se alimentar sem refletir sobre o quanto se ingere de gordura, sódio e outros elementos nocivos e com alto valor calórico tem afetado a saúde da população. No caso de crianças e adolescentes, isso resulta em consequências preocupantes. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 15% das crianças, com idade entre 5 e 9 anos, estão obesas. E para controlar esses números, a escola e os educadores têm um papel fundamental.

Diante desse cenário, as instituições de ensino também têm dado mais atenção àquilo que é servido nas cantinas durante os intervalos das aulas. Alinhada a esta tendência, a Superbom, uma empresa voltada para alimentação saudável, acaba de lançar uma rede de franquias de lancheterias escolares, chamada SuperVeg,  com um cardápio alternativo e, sobretudo, extremamente saudável. Segundo o gerente de marketing da empresa, David Oliveira, o objetivo é  garantir uma alimentação nutritiva, balanceada e saudável. “O diferencial do projeto é que o cardápio foi elaborado por chefs e nutricionistas qualificados para garantir uma alimentação diversificada, mas apenas com produtos vegetarianos e veganos. O cardápio inclui itens populares entre crianças e adolescentes, como pizza, hambúrguer, semi-folhado, pão de queijo, hot-dog, etc”, explica Oliveira.

O gerente de marketing explica que o projeto traz outra novidade. “Uma exclusiva plataforma digital que possibilita a interatividade com os responsáveis pelos alunos. Por meio dela, é possível comprar créditos e estabelecer limites financeiros de consumo diário – a venda não envolve dinheiro em espécie; as transações são feitas por meio de totem e cartão magnético. A ferramenta permite ainda checar a tabela nutricional dos itens e informar sobre possíveis restrições alimentares, como intolerância ao glúten, à lactose”, explica Oliveira.

O novo modelo de franquia é inovador porque incentiva uma mudança na cultura alimentar desde a infância. “Se desde cedo, a criança é exposta a frituras, refrigerantes e alimentos industrializados, ela aprende a se alimentar inadequadamente. Nossa proposta é que ela acostume o paladar com outros tipos de alimentos, não derivados de animais, o mais cedo possível. E a escola tem um papel importante nesse processo”, detalha o executivo.

A primeira escola a inaugurar a lancheteria SuperVeg, no último dia 19 de maio, está localizada em Brasília, mas a perspectiva é que mais 13 unidades sejam abertas até fevereiro de 2016.  “Nossa expectativa é cobrir todas as 450 instituições de ensino da rede Adventista no Brasil, em um prazo de três anos. Quando finalizarmos esta etapa, o objetivo é disponibilizar o modelo de negócios para empreendedores de todo o país”, adianta o gerente.

Sobre a Superbom

A Superbom é uma empresa alimentícia, que trabalha com uma linha de produtos saudáveis, que abrange sucos, geléias, salsichas, proteínas, pratos prontos, entre outros. Fundada em 1925, a Superbom comercializa os seus produtos em mais de 25 mil pontos de vendas em todo país. Em função disso, é considerada uma das principais empresas do ramo de alimentos para veganos e vegetarianos do Brasil. A empresa iniciou as suas atividades com a produção de suco de uva, no interior de uma antiga casa pertencente ao Colégio Adventista Brasileiro (CAB), que posteriormente ficou conhecido como Instituto Adventista de Ensino e, hoje, abriga o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP). Durante toda a sua história, a empresa atua diretamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente, a companhia conta com 250 colaboradores, entre a sede e as duas plantas da indústria (localizadas em São Paulo, capital, e em Lebon Régis, Santa Catarina).

www.superbom.com.br