Celular apenas fora da sala de aula

Um estudo feito pela London School of Economics mostrou que estudantes da Inglaterra tiveram melhoras significativas nas notas, após banirem os celulares da sala de aula.

Para a orientadora pedagógica do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, Lílian Ferraz de Carvalho, os meios eletrônicos são ferramentas extremamente úteis e necessárias na atualidade, porém os vários recursos que um smartphone possibilita tirar o foco do aluno da aula.

“Dizer que podemos usar essa tecnologia como aliada é interessante, porém estamos versando sobre jovens que ainda estão buscando as escolhas mais acertadas. Se nós adultos temos uma tendência muito grande de responder um ‘torpedo’, ou um ‘WhatsApp’, ou dar uma ‘espiadinha’ no Face durante uma palestra, quem dirá nossas crianças e adolescentes que já nasceram ‘plugados’ nessas novas tecnologias e redes sociais virtuais”, reflete.

Já para a coordenadora do ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Higienópolis, Cássia Dutra, não podemos deixar de reconhecer que o uso da tecnologia em sala de aula faz se necessário e que as escolas devem adequar-se a essa realidade, no entanto, entende-se que essa prática deve ser orientada pelo professor e no momento certo. “Nossa experiência tem mostrado que os alunos com quem mais tivemos problemas nesta área e que tiveram seus celulares recolhidos diversas vezes, foram os mesmos que não conseguiram bons resultados acadêmicos”, afirma.

No Mackenzie foi definido um regulamento de que o uso de celulares deve ficar restrito aos horários fora de sala de aula e o Colégio conta com o apoio dos pais, pois sabem como essa tecnologia pode tirar a concentração dos alunos.

*Lílian Ferraz de Carvalho é orientadora pedagógica e coordenadora do ensino médio e também coordenada o ensino fundamental II do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré.

*Cássia Dutra é pedagoga e coordenadora do ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Higienópolis.