Certificações TOEFL® atestam internacionalmente o nível de ensino do inglês nas escolas

O exame TOEFL® Primaryagora soma-se ao teste TOEFL® Junior, abrangendo, em conjunto, a faixa etária entre 8 e 17 anos.

Já está disponível para aplicação nas escolas brasileiras o teste TOEFL Primary, avaliação que mede proficiência em inglês e auxilia na formatação do ensino desse idioma para crianças entre 8 e 11 anos. Lançado internacionalmente em 2013, o teste TOEFL Primary é oferecido pela UP Language, Country Master Distributor da ETS® no Brasil. O teste TOEFL Primary soma-se ao teste TOEFL Junior, este último voltado à faixa entre 11 e 17 anos, permitindo agora aos gestores escolares balizar com métrica internacionalmente reconhecida as atividades curriculares na área de ensino do inglês no Primeiro e Segundo Graus.

Em vista do público a que se destina, o exame TOEFL Primary recorre a imagens e se encaixa no contexto da criança, com o cuidado de não permitir que outras informações que não o idioma possam levar o aluno a concluir a resposta sem conhecer o inglês.

O programa TOEFL Primary compreende três testes para medir uma gama de habilidades: duas versões em papel de Compreensão de Leitura e Compreensão Oral, para níveis diferentes de conhecimento, e uma opção complementar de Fala em Computador. A escola e/ou os responsáveis pelo avaliado podem escolher se será feita ou não esta última opção.

Proficiência

A melhor pesquisa internacional comparativa sobre o domínio do Inglês no mundo é o EF Índice de Proficiência em Inglês (EF EPI, na sua sigla em Inglês). Na última edição, o Brasil aparecia no grupo de países com proficiência “Muito Baixa”, na posição de número 46 dentre os países que não têm o inglês como idioma nativo.

Na América Latina, ficamos abaixo da Argentina (20º), Uruguai (26º), Peru (33º), Costa Rica (34º), México (38º), Chile (39º), Venezuela (40º), El Salvador (41º) e Equador (43º). Métricas internacionais, como os testes TOEFL são eficazes ferramentas independentes para que gestores educacionais preocupados com a qualidade de seus programas de ensino possam aprimorá-los continuamente e até repensar determinados aspectos de suas diretrizes.

O programa TOEFL Junior destina-se também a classificar candidatos interessados em cursos de intercâmbio. É adotado por escolas bilíngues ou internacionais de língua inglesa. Constitui, ainda, valiosa ferramenta de gestão pedagógica. As estatísticas que oferece às instituições de ensino estão entre as mais completas e claras.

Com apenas três anos desde sua introdução no Brasil, já é utilizado por instituições de renome, como a Embaixada Americana, o Manchester United Soccer Schools, o Instituto Sidarta, ALEF, Escola do Futuro, Escola Viva, em São Paulo, o CCBEU de Santos, a Escola Barão do Rio Branco em Blumenau, a Teddy Bear de Florianópolis, a JPI em João Pessoa, além de outras.

Artigo por: Lúcio Sardinha.

CEO da UP Language Consultants, o Country Master Distributor da ETS no Brasil para o teste TOEFL Jr. Com mais de 24 anos de atuação, é líder em treinamento corporativo de idiomas e no ensino de Business English e Español para los Negocios. Oferece também, consultoria na área de administração da política de idiomas. BMW, AON, HONDA, INTERFARMA, KPMG são algumas das empresas que utilizam seus serviços.

www.uplanguage.com.br