fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Certificações TOEFL® atestam internacionalmente o nível de ensino do inglês nas escolas

O exame TOEFL® Primaryagora soma-se ao teste TOEFL® Junior, abrangendo, em conjunto, a faixa etária entre 8 e 17 anos.

Já está disponível para aplicação nas escolas brasileiras o teste TOEFL Primary, avaliação que mede proficiência em inglês e auxilia na formatação do ensino desse idioma para crianças entre 8 e 11 anos. Lançado internacionalmente em 2013, o teste TOEFL Primary é oferecido pela UP Language, Country Master Distributor da ETS® no Brasil. O teste TOEFL Primary soma-se ao teste TOEFL Junior, este último voltado à faixa entre 11 e 17 anos, permitindo agora aos gestores escolares balizar com métrica internacionalmente reconhecida as atividades curriculares na área de ensino do inglês no Primeiro e Segundo Graus.

Em vista do público a que se destina, o exame TOEFL Primary recorre a imagens e se encaixa no contexto da criança, com o cuidado de não permitir que outras informações que não o idioma possam levar o aluno a concluir a resposta sem conhecer o inglês.

O programa TOEFL Primary compreende três testes para medir uma gama de habilidades: duas versões em papel de Compreensão de Leitura e Compreensão Oral, para níveis diferentes de conhecimento, e uma opção complementar de Fala em Computador. A escola e/ou os responsáveis pelo avaliado podem escolher se será feita ou não esta última opção.

Proficiência

A melhor pesquisa internacional comparativa sobre o domínio do Inglês no mundo é o EF Índice de Proficiência em Inglês (EF EPI, na sua sigla em Inglês). Na última edição, o Brasil aparecia no grupo de países com proficiência “Muito Baixa”, na posição de número 46 dentre os países que não têm o inglês como idioma nativo.

Na América Latina, ficamos abaixo da Argentina (20º), Uruguai (26º), Peru (33º), Costa Rica (34º), México (38º), Chile (39º), Venezuela (40º), El Salvador (41º) e Equador (43º). Métricas internacionais, como os testes TOEFL são eficazes ferramentas independentes para que gestores educacionais preocupados com a qualidade de seus programas de ensino possam aprimorá-los continuamente e até repensar determinados aspectos de suas diretrizes.

O programa TOEFL Junior destina-se também a classificar candidatos interessados em cursos de intercâmbio. É adotado por escolas bilíngues ou internacionais de língua inglesa. Constitui, ainda, valiosa ferramenta de gestão pedagógica. As estatísticas que oferece às instituições de ensino estão entre as mais completas e claras.

Com apenas três anos desde sua introdução no Brasil, já é utilizado por instituições de renome, como a Embaixada Americana, o Manchester United Soccer Schools, o Instituto Sidarta, ALEF, Escola do Futuro, Escola Viva, em São Paulo, o CCBEU de Santos, a Escola Barão do Rio Branco em Blumenau, a Teddy Bear de Florianópolis, a JPI em João Pessoa, além de outras.

Artigo por: Lúcio Sardinha.

CEO da UP Language Consultants, o Country Master Distributor da ETS no Brasil para o teste TOEFL Jr. Com mais de 24 anos de atuação, é líder em treinamento corporativo de idiomas e no ensino de Business English e Español para los Negocios. Oferece também, consultoria na área de administração da política de idiomas. BMW, AON, HONDA, INTERFARMA, KPMG são algumas das empresas que utilizam seus serviços.

www.uplanguage.com.br

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados