Clube de Astronomia do Educacional convida alunos para desafios pelo espaço sideral

Inspirado no Ano Internacional da Luz, novo projeto do Educacional propõe observações e desafios que começam no dia 20 de abril, com o reconhecimento do céu, e terminam no segundo semestre quando alunos deverão projetar e criar um satélite artificial; Projeto é  apoiado pelo geógrafo e astrônomo Júlio César Winkler.

Que tal fazer parte de um Clube de Astronomia, observar o céu, olhar para as estrelas, planetas e constelações, conhecer melhor o espaço sideral e os fenômenos astronômicos?  Essa é uma das novidades do Educacional para comemorar o Ano Internacional da Luz e engajar a comunidade escolar em uma reflexão sobre aimportância da pesquisa científica e do estudo de todas as ciências para o bem-estar presente e futuro. O Clube de Astronomia tem apoio do geógrafo e astrônomo Júlio César Winkler e é apenas um dos muitos projetos desenvolvidos pelo Educacional, conjunto de soluções educacionais da Positivo Informática Tecnologia Educacional.

“A Astronomia pode ser a porta de entrada para o estudo de disciplinas como Física, Matemática, Ciências, Geografia, História e até idiomas, além de incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica já no início da vida escolar”, afirma Júlio. “Os países que não investirem agora em entender e conhecer o universo terão dificuldades em produzir inovações que os tornem mais produtivos e que mostrem caminhos alternativos pautados na sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, diz o geógrafo e astrônomo, justificando a criação do Clube de Astronomia do Educacional. Segundo Patricia Sprada Barbosa, Coordenadora Pedagógica do Educacional, “um Clube de Astronomia, como um encontro semanal, por exemplo, é um bom momento para estreitar as relações entre todos da comunidade escolar, pois fora da sala de aula, sem o compromisso de cumprir avaliações, podem-se desenvolver atividades em que todos participem da decisão do que será feito, seguindo uma única regra básica: usar o tempo para aprofundar o conhecimento sobre Astronomia e temas a ela relativos”.

Instigante, o Clube de Astronomia do Educacional está estruturado em desafios – ou observações astronômicas – que alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio que ‘aderirem’ ao projeto terão que enfrentar de forma coletiva ou individual. Em 2015 serão seis desafios. O primeiro acontece no dia 20 de abril e tem como principal objetivo reconhecer parte do céu noturno e seus objetos celestes visíveis a olho nu, como a Lua, planetas, estrelas e constelações. Nessa fase, podem ser utilizados artefatos como telescópio, por exemplo, mas a proposta é que a atividade seja feita a olho nu. Em 19 de maio será a vez das 13 constelações que compõem o Zodíaco serem observadas e, em 18 de junho, os estudantes verão um fenômeno raro e maravilhoso: a conjunção entre Lua, Vênus e Júpiter, onde os três astros mais brilhantes do Sistema Solar se posicionam em um alinhamento. No segundo semestre, com os conhecimentos em astronomia aprofundados, os participantes do Clube de Astronomia vão aprender sobre fenômenos mais complexos como A Chuva de Meteoros Perseidas (12/08), O Eclipse Total da Lua (27/09) e a Chuva de Meteoros Orionídeos (20/10).

Todas as etapas e observações do espaço sideral contarão com o suporte do geógrafo e mestrando em Astronomia na USP, Júlio César Winkler, que estará disponível online para dar dicas, tirar dúvidas e orientar os alunos sobre os melhores locais para a observação espacial e os acessórios mais indicados para cada ocasião, como a bússola e a carta celeste.

O Clube de Astronomia do Educacional ainda prevê que cada aluno/turma forme uma agência espacial fictícia que projete e crie um satélite artificial ao longo do ano.

Além do Clube de Astronomia, o Educacional oferece vários outros projetos, ferramentas, aplicativos, plataformas adaptativas e conteúdos digitais que operam em múltiplas plataformas e atendem a alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas privadas de todo o Brasil. Veja mais em www.educacional.com.br

Sobre a Positivo Informática:

A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4,5 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo e em Buenos Aires. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 7 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informações disponíveis em http://www.positivoinformatica.com.br/ri.

Criada há vinte anos, aPositivo Informática Tecnologia Educacional oferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São plataformas adaptativas, aplicativos e gerenciador de sala de aula, entre outros conteúdos digitais, além de mesas educacionais e equipamentos para escolas, alunos e professores e  programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre Positivo Informática Tecnologia Educacional em: www.positivoteceduc.com.br
Curta a página oficial no Facebook no endereço www.facebook.com/positivotecnologiaeducacional