Colégio Aprendendo a Aprender envolve alunos e comunidade contra o desperdício de água

Tarefas educativas estimulam a redução do consumo; crianças ajudam na leitura dos hidrômetros

A economia de água é uma realidade nos últimos meses. Tanto que o assunto não pode ser deixado fora da sala de aula. O colégio Aprendendo a Aprender, da rede educacional Grupo A, conscientiza as crianças de 8 a 11 anos sobre a importância da água e como evitar que esse recurso fique escasso.

A escola desenvolve o projeto “Água é Vida”, em que a criança é estimulada a levantar os gastos de água na escola, além de propor soluções. “É importante que os estudantes tenham como exemplo o que a própria escola faz para economizar e que levem esse aprendizado para as suas casas”, explica a educadora e pedagoga Adriani Escudero Magalhães, diretora da unidade.

Além disso, as crianças são responsáveis por anotar diariamente o consumo registrado nos hidrômetros da escola, proferir palestras para as outras turmas e elaborar regras das gincanas que darão prêmios para os que conseguirem atingir as metas traçadas por eles mesmos. Por fim, realizam pesquisas de campo e uma cartilha para enviar aos pais e vizinhos.

“Queremos mostrar que a responsabilidade é de todos, que a colaboração de cada um é importante. Algumas atitudes podem ajudar a reduzir o impacto no meio ambiente e reverter o quadro de falta d’água. Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída”, finaliza a diretora.

A instituição tem adotado outras medidas para melhorar a economia de água, como: instalação de redutores de volume de vazão nas torneiras; quadras e pátios não são mais lavados com mangueira; para evitar o desperdício no bebedouro, cada aluno tem uma garrafinha própria e as plantas são regadas com água da chuva.

Sobre o Grupo A

Fundado em 1981, o Grupo A é uma rede educacional com quatro escolas espalhadas por toda a cidade de São Paulo: Aprendendo a Aprender, Concórdia, Horizontes Uirapuru e Liceu Santa Cruz. Conta ainda com um braço social, a Associação Educacional Uirapuru, que mantém duas creches em parceria com a Prefeitura de São Paulo: os centros de educação Campo Limpo IV e Tiquira.