Colégio Batista Brasileiro participa de experimento internacional com aplicação do TOEFL® Junior™ em iPad

Nova plataforma passa por estudo de comparabilidade sob a coordenação, no Brasil, da UP Language

O teste TOEFL® Junior, avaliação de proficiência em língua inglesa destinada a estudantes com idades entre 11 e 17 anos sem o inglês como idioma nativo, experimenta nova plataforma de aplicação: o iPad. A verificação desse aparelho como suporte para o TOEFL Junior é realizada simultaneamente em diversos países. O Colégio Batista Brasileiro, tradicional instituição de ensino na capital paulista, foi uma das escolas escolhidas para o teste-piloto, sob a coordenação, no País, da UP Language.

“Adotamos o TOEFL Junior no lugar de outro exame usado anteriormente porque notamos o aumento do interesse por parte dos alunos em relação aos intercâmbios internacionais, seja por meio do programa Ciência sem Fronteiras, seja devido a exigências de instituições acadêmicas no exterior”, explica o coordenador do Centro de Línguas do Colégio Batista Brasileiro, professor Anderson Paghi Magalhães.

Com 113 anos de tradição, o Colégio Batista conta com 900 alunos. Pertence à Convenção Batista, que também mantém uma unidade em Bauru (SP). Segundo Magalhães, há interesse do colégio em aplicar também o TOEFL® iBT, consagrado exame utilizado como exame de admissão de alunos estrangeiros em universidades de países de língua inglesa.

A ETS, criadora da linha de testes TOEFL, estuda a adoção do iPad com base em prova de comparabilidade com os desktops. Para tanto, os estudantes estão sendo submetidos ao teste com os dois equipamentos – 257 alunos do Batista Brasileiro estão participando do projeto.

Classificação

O teste TOEFL Junior é o irmão mais novo do teste TOEFL® iBT e do teste TOEFL® ITP, usado para monitorar a evolução dos alunos de inglês em cursos para adultos. O programa TOEFL Junior destina-se a classificar candidatos a cursos de intercâmbio, escolas bilíngues ou internacionais de língua inglesa e também constitui valiosa ferramenta de gestão pedagógica pela escola que o adota.

“Podemos fazer um paralelo com a carteira de motorista, que afere apenas se o indivíduo conhece o código, sinais e consegue colocar um veículo em movimento. Mas não se o motorista está apto a enfrentar o trânsito real. Ao contrário de exames comuns, o teste TOEFL Junior avalia, de fato, se o aluno tem condições de entender e se expressar no inglês, ou seja, se está apto a transitar livremente e com segurança numa língua ádvena”, observa Eugenio Mirisola, diretor da Divisão de Testes Internacionais da UP Language.

Sobre a UP Language – é o Country Master Distributor da ETS no Brasil para o teste TOEFL Junior. Com mais de 20 anos de atuação, é líder em treinamento corporativo de idiomas e no ensino de Business English e Español para los Negocios.  Starbucks, Toyota, Interfarma e Globo são algumas das empresas que utilizam seus serviços. Tem sede na capital paulista.