Conversa com o Gestor — Colégio Batista da Penha: Estratégias de crescimento em um cenário competitivo

colegio-batista-da-penha-1Aos 30 anos de vida, o Colégio Batista da Penha está implantando um novo método de administração escolar, que lhe permita alcançar maior participação de mercado, ampliar a receita média por aluno e o lucro operacional, além de melhorar a qualidade do ensino em 2013.

O diretor executivo do Colégio Batista da Penha, Mário Jorge Castelani, projeta um cenário de grandes desafios para a rede privada de ensino no Brasil. Ex-diretor de Recursos Humanos de empresas privadas, presidente há 9 anos do conselho da Associação Batista Educacional da Penha, mantenedor do Colégio Batista, Mário Jorge acredita que a educação pública brasileira receberá muitos investimentos por parte do governo e terá, portanto, um significativo ganho de qualidade. Por isso, as escolas particulares devem avançar na excelência do ensino, “com professores de boa formação, capacitados, atualizados, bem remunerados, e com estrutura em sala de aula”.

Desde abril deste ano, quando assumiu a liderança do Colégio Batista da Penha, Mário Jorge traduziu esse cenário em um novo jeito de administrar a escola. Auxiliado diretamente pelas duas coordenadoras pedagógicas e a gerente administrativo-financeira, criou um Grupo Gestor Operacional, “que decide sobre tudo no colégio”. Durante o mês de outubro, por exemplo, o desafio de cada membro da equipe foi o de propor ideias para novos projetos pedagógicos internos, que resultem em melhoria da qualidade do ensino em 2013. Pois a escola pretende ver, em um futuro próximo, pelo menos 20% de seus egressos matriculados em universidades de primeira linha.

mario-jorge-castellaniPara dar conta dos desafios, Mário Castelani implantou uma filosofia de trabalho com metas de curto, médio e longo prazo. Entre as de curtíssimo prazo, para qual desenvolveu um programa de meritocracia, está a de garantir índices de 80% a 100% de rematrícula ainda em 2012. Em curto e médio prazo, está o objetivo de se posicionar entre as 20 melhores escolas vinculadas ao Sistema Etapa, bem como a necessidade de aumentar o número de alunos por sala, de 18 para 25. Não será tarefa fácil, porque isso precisará acontecer sem que se perca o principal diferencial do Colégio diante do mercado local: “é uma instituição extremamente reconhecida pelo bom relacionamento entre aluno, escola e professores, que forma valores junto com o conteúdo com que trabalha”, afirma o diretor. Já a meta mais ousada e de longo prazo é a construção de nova sede com recursos próprios, a ser inaugurada em 2015.

Neste ano, professores, pais e alunos sentiram algumas mudanças, como a instituição do plantão de dúvidas, o desenvolvimento de um curso próprio de inglês para a Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental, e o aprofundamento da parceria com o sistema Etapa, com o qual introduziu três programas de melhorias entre os professores e colaboradores. Outra inovação veio na figura do professor líder, criada no último mês de agosto, consistindo em uma atuação mais próxima de um educador voluntário junto da coordenação, com sugestões que auxiliem “no processo de melhoria da qualidade do docente em sala de aula”. E para 2013, outro projeto é acolher em seu espaço um curso de Especialização em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender, coordenado por Maria Irene Maluf, oferecendo bolsas de estudos a sua equipe de professores.

A ESCOLA

Localização: Área central da Penha (zona Leste de São Paulo)

Ciclos Escolares: da Educação Infantil ao Ensino Médio

Regime de Aula: meio período e/ou integral até 5º ano

Nº de Alunos: 472

Equipe: 1 diretor executivo, 2 coordenadoras pedagógicas, 1 orientadora educacional (psicóloga), 1 coordenador de Educação Física e esportes, 3 auxiliares de coordenação, 1 estagiário, 1 bibliotecário e 1 assistente, 1 auxiliar de informática, 1 secretária escolar e 36 professores. Na área administrativa, 1 gerente, 1 assistente de marketing e 11 funcionários

Sistema de Ensino: Etapa e Projeto Primavera (para a Educação Infantil, a partir de 2013)

Mensalidades: De R$ 540,00 (meio período) a R$ 930,00 (integral, com refeição e lanche)

Instalações: Imóvel próprio, com biblioteca, áreas de recreação infantil e para os maiores, quadra coberta, sala de informática, de tae kwon do, de música, refeitório etc.

Saiba+
MárIo Jorge Castelani

Por Rosali Figueiredo (Texto e fotos)