Colégio Batista lança Projeto Ambiental com base no tema de Sustentabilidade da ONU de 2017 na semana do Dia Mundial da Água

O ecoturismo, a preservação dos lagos do RS, o reuso da água pela hotelaria e a saúde do viajante são alguns dos 23 assuntos que serão expostos e distribuídos para os alunos em Assembleia Geral, na quinta-feira (23), às 10h, no auditório da escola, para o desenvolvimento de pesquisa dentro do tema “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, declarado esse ano pela Organização das Nações Unidas. O lançamento do projeto se dará na semana Dia Mundial da Água.

Com o objetivo de conscientizar e trazer para o dia a dia dos alunos ações que colaborem com a preservação de um bem fundamental como a água, os alunos do Colégio Batista de Porto Alegre pesquisarão, ao longo do ano, como é feito o “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento” em algumas cidades turísticas do Rio Grande do Sul. A Serra Gaúcha e a cidade de Itaimbezinho farão parte do roteiro de saídas. O projeto engloba 23 temas que serão expostos e distribuídos em Assembleia Geral, na quinta-feira (23) – semana do Dia Mundial da Água -, às 10h,no auditório da escola (Av. Cristóvão Colombo, 1098), para serem pesquisados ao longo do ano, de acordo com base no projeto da Organização das Nações Unidas – ONU desse ano, e apresentados em formato de TEDx no mês de outubro.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola, Eliane Bragança, a ideia através desse projeto é ver ao longo das pesquisas mudanças nas pequenas ações do dia-a-dia, desenvolvendo a consciência ambiental. “Não adianta falar em preservação no futuro. Os alunos precisam ter uma consciência ecológica com ações possíveis hoje, como a troca do copo descartável por uma squeeze, por exemplo, que já aplicamos aqui na Escola”, afirma Eliane.

Os trabalhos serão desenvolvidos pelas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, durante as aulas de Português, História, Física, Química, Ensino Religioso e Literatura, além das matérias mentoras do projeto, Biologia e Geografia.

O objetivo do Projeto Ambiental é atentar para a curiosidade científica, a criatividade, a solidariedade, o empreendedorismo, a consciência ambiental e o engajamento, e foca também no conhecimento de outros espaços que usam o turismo como desenvolvimento econômico, cultural, agrícola, social, uma vez que os alunos terão saída de campo para as pesquisas em alguns locais onde o turismo é forte no Estado. O projeto engloba a área da Geografia e da Biologia e alguns dos temas serão o ecoturismo, a preservação dos lagos do RS, o reuso da água pela hotelaria, a saúde do viajante, a cultura indígena, a cultura gastronômica, as feiras orgânicas, a mobilidade urbana do turista e do turista com necessidades especiais.

Após a apresentação do projeto cada tema será transformado em artigo científico e inscrito no projeto Jovem Cientista, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –  UFRGS.

A Assembleia Geral da ONU declarou o “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento” como tema de 2017, – uma oportunidade única para fazer avançar a contribuição do setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade – econômica, social e ambiental, afim de promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações, contribuindo também para o fortalecimento da paz no mundo.