Colégio de São Paulo mantém projeto contra o Cyberbullying

Alunos do 5º ao 9º ano recebem orientação sobre como usar a internet com ética e segurança

A internet tem um grande potencial para ser utilizada como ferramenta educativa. No entanto, não podemos esquecer que crianças e adolescentes estão sujeitos a inúmeros riscos quando utilizam a rede mundial de computadores. Acesso a conteúdo impróprio, contato com malfeitores e cyberbullying são apenas alguns dos perigos que rondam esse grupo.

Portanto, ao lado de matérias tradicionais do currículo, é importante que os pequenos e os jovens sejam educados para transitar com desenvoltura e segurança pelo mundo digital, aproveitando o melhor que a internet e as redes sociais podem oferecer. Nesse contexto, nasceu o @ssim, sim! projeto do Colégio Salesiano Santa Teresinha voltado para o uso consciente das novas tecnologias de comunicação.

Desenvolvido em 2007 pelo coordenador de Tecnologia Educacional, Felippe Zancarli, o projeto discute questões relevantes do universo digital com alunos do 5º ao 9º ano. As orientações tanto são feitas diretamente em sala de aula como em palestras e workshops com pais e alunos, em momentos separados e direcionados para cada público.

“Muito mais do que cercear o acesso à informação, o projeto propõe a orientação dos estudantes sobre como utilizar a internet e redes sociais de maneira ética, responsável e consciente. Infância e adolescência são períodos de formação, e esperamos que os ensinamentos obtidos com o nosso projeto sejam incorporados por toda a vida”, conclui.

O Colégio Santa Teresinha faz parte da Rede Salesiana de Ensino e está localizado na região norte de SP

A instituição, fundada em 1937 na zona norte de São Paulo, é centrada na metodologia do Amor Educativo e no Sistema Preventivo, que se resumem em três dimensões: razão, religião e carinho – bases da proposta pedagógica de Dom Bosco, santo católico que atuou como educador de crianças e jovens no século XIX.