Colégio Humboldt oferece curso profissionalizante que une teoria e prática

Considerado o maior instituto de ensino profissionalizante no sistema dual existente fora da Alemanha, o Humboldt Formação Profissional Dual  já formou mais de 1.600 alunos em seus cursos técnicos; cada curso dura dois anos e o foco é a preparação técnica administrativa para o mercado de trabalho.

São Paulo tem a maior concentração de companhias alemãs fora da Alemanha, com mais de 800 empresas. Este é um dos fatores que ajudam a explicar porque o maior instituto de ensino profissionalizante no sistema dual existente fora da Alemanha fica em Interlagos, zona sul de São Paulo, no Colégio Humboldt. O Humboldt Formação Profissional Dual e já formou mais de 1.600 alunos em seus cursos técnicos, que incluem Administração, Logística, Informática, Secretariado e Seguros.

O sistema dual existe há mais de 100 anos na Alemanha e cerca de 70% dos estudantes de lá realizam cursos profissionalizantes. No país que hoje responde pela quarta maior economia do mundo, a maioria dos alunos está matriculada em cursos técnicos que aliam formação na escola e em grandes empresas, o que permite unir aulas teóricas a experiência prática do mercado de trabalho. Lá, a grande maioria dos alunos do ensino médio está matriculada em cursos técnicos que utilizam o sistema dual de aprendizagem.

Foi-se o tempo em que fazer faculdade era garantia de emprego e promoção de carreira. Atualmente, nem as especializações e MBA’s garantem a estabilidade profissional dos graduados. Entretanto, na contramão dessa tendência de incertezas no mercado de trabalho, os cursos profissionalizantes têm se mostrado uma opção interessante para quem deseja se qualificar em uma área e ser inserido rapidamente no mercado de trabalho.

“A atratividade surge por causa da soma de vários fatores: o curso tem um tempo de duração de dois anos e o foco é a preparação técnica para o mercado de trabalho. São cursos focados na prática da profissão, os profissionais que se formam neles são procurados por empresas que precisam de funcionários com conhecimentos técnicos”, afirma Sven Peters, coordenador do Humboldt Formação Profissional Dual. O método do curso preconiza uma formação acadêmica aliada a um estágio rotativo nas empresas conveniadas.

Os alunos que cursam o Humboldt têm 15 semanas de aulas teóricas no ano, divididas em blocos de cinco semanas, sendo que, entre esses blocos de aula há um período de prática nas empresas parceiras. Aliança Navegação, Bayer, BASF, Mercedes Benz, HDI Seguros, ThyssenKrupp, Kuehne+Nagel, Willis Seguros, Heidelberg, Kion, ZF do Brasil e Volkswagen estão entre elas. Dos alunos que se formam no Humboldt / IFPA, 70% são absorvidos pelo mercado de trabalho e cerca de 60% são contratados pelas empresas onde fizeram a formação prática durante o curso. Por causa da boa empregabilidade é cada vez maior a quantidade de estudantes e companhias interessados nesse tipo de ensino profissionalizante.

A língua alemã é um dos pré-requisitos obrigatórios para os candidatos, que devem ter concluído o Ensino Médio. Além disso, eles também terão aulas em português, inglês e espanhol. Os diplomas são válidos no Brasil e na Comunidade Européia e para os formandos há também a possibilidade de continuar os estudos na Alemanha.

Além da possibilidade de internacionalização profissional, os jovens adquirem uma sólida formação prática. As empresas, por sua vez, ganham profissionais polivalentes em línguas, flexíveis e com uma visão organizacional abrangente. Desde o ano passado, está em tramitação no MEC pedido da direção do Humboldt Formação Profissional Dual para a elevação dos cursos ao nível de tecnólogo.

Sobre o Humboldt Formação Profissional Dual

O Humboldt Formação Profissional Dual, pertencente a Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, comemorou no ano de 2012, 30 anos de sua fundação. Desde então, formou mais de 1.600  jovens profissionais.  Hoje, tem mais de 60  alunos, nos cursos de Administração, Logística, Informática, Secretariado e Seguros.

Os interessados em frequentar o instituto devem fazer sua inscrição através do site www.humboldtprofissional.com.br. Os requisitos são: ter mais de 17 anos, possuir certificado de conclusão do Ensino Médio, dominar o idioma alemão e ter disponibilidade para trabalhar em tempo integral.

Sobre o Colégio Humboldt

Fundado em 1916 e mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt, que completa 100 anos este ano, está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a 1.200 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngüe e multicultural (português/alemão) e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Humboldt Formação Profissional Dual, considerado o maior instituto de ensino profissionalizante no sistema dual alemão existente fora da Alemanha e que já formou mais de 1.600 alunos em seus cursos técnicos.