Colégio I.L.Peretz participa da Geduc 2015

Congresso Educacional reúne os melhores gestores da área

No dia 25 de março, o Prof. Carlos Walter Dorlass, diretor geral do Colégio I. L. Peretz mediou a palestra sobre ‘Personalização do Ensino – Como colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem?’, durante o 13º Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, realizado no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

Participaram desse painel, voltado para educadores e gestores, sobretudo do Ensino Básico e Técnico, o presidente da Abril Educação, Mario Ghio Jr., e o Prof. Fabio Luiz Marinho Aidar Jr., do Colégio Santa Cruz.

O Prof. Carlos abriu a sessão, em tom bem-humorado, citando Guimarães Rosa com a frase “O animal satisfeito dorme.”, aludindo ao horário em que acontecia o encontro. Também, frisou que a pessoa que realiza algo deve se entregar 100%, como ele próprio faz em tudo a que se propõe. Afirmou em seguida acreditar que todos os presentes no Congresso, igualmente, se dedicam de forma integral ao que fazem, uma vez que lidam com Educação.

Os três participantes do painel, curiosamente, tinham uma formação na área científica: um biólogo (Prof. Carlos), um físico (Prof. Fábio) e um químico (Prof. Ghio).

Uma das afirmações mais marcantes do Prof. Ghio, que comanda um grande conglomerado educacional, foi a de que o aluno tem de aprender de um modo ou de outro, invariavelmente, independente do meio a ser utilizado, e que ele acaba sendo um “veículo” do processo de aprendizagem, estendendo-o ao seu meio. Também, fez outras importantes considerações como a de que a escola foi “montada” para ser um esforço coletivo, até mesmo por questões financeiras, e reforçou que o ensino personalizado se dá por meio de atividades individuais, com o uso da tecnologia. Um outro ponto que ressaltou, no que foi fortemente apoiado pelo Prof. Carlos, é de que o professor precisa ter envolvimento, e que esse é o melhor e mais eficiente meio para que flua adequadamente o processo de ensino-aprendizagem. “Um bom educador é aquele que sabe o nome do aluno”, disse o Prof. Carlos, em uma referência de que o ‘nome’, no caso, significa conhecer as necessidades e anseios de cada criança ou jovem, bem como seus pontos fracos e fortes, podendo assim dar um melhor suporte.

Já o Prof. Fabio fixou-se em apresentar sua escola ao público. Discorreu sobre as atividades desenvolvidas pela mesma, que coincidentemente já vêm sendo praticadas pelo Peretz há algum tempo, em caráter de pioneirismo.

Após a exposição dos palestrantes, o Prof. Carlos abriu espaço para perguntas, que versaram sobre vários temas como inclusão escolar, otimização de recursos etc.

Satisfeito, o Prof. Carlos avaliou o Congresso como sendo um evento do mais alto nível, com educadores de renome, grande capacidade de gestão e excelência na prática do ensino. Ficou satisfeito em poder  contribuir com sua experiência em algo tão importante como o intercâmbio de ideias entre  profissionais, preocupados com algo tão primordial como a educação. “Se tem algo em que acredito é que a educação é o instrumento pelo qual podemos transformar o mundo”, concluiu.