Colégio Mary Ward desenvolve o espírito empreendedor no aluno

Nos dias de hoje não basta apenas ter vontade para se tornar um empreendedor. Para chegar ao sucesso, é preciso contar com a orientação e a preparação adequadas. Qual é, então, o papel da escola nesse contexto? O Colégio Mary Ward, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo, seguindo a filosofia de sua fundadora, Mary Ward, acredita que educar é transformar o mundo e libertar o ser humano. Por essa razão, tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor nos alunos, fazendo com que eles aprendam a empreender.

De acordo com o professor de Ensino Religioso Ricardo Sebold Cois, a partir do momento em que os alunos adentram os portões do colégio, já são incentivados a olhar o mundo a sua volta, aprendendo desde pequenos que o outro é seu irmão, e o mundo é a nossa casa comum, que precisa ser cuidada e não explorada e destruída.

No segundo ano do Ensino Fundamental I, o empreendedorismo começa a ser ensinado de uma forma diferente, por meio da Gincana do Mary Ward, que organiza e traz diferentes pensamentos e formas de como ajudar as entidades atendidas pelo Colégio.

Já do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio, o aluno participa do projeto Empreendedor, onde aprende na prática sobre aplicação de juros, porcentagem, regra de três, desenvolvimento do raciocínio lógico, além de efetuar diversas operações, como análises de gráficos estatísticos, e de obter conhecimento sobre propaganda, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), embalagens, consumismo, cesta básica, direito do consumidor, investimentos e poupança, entre outros temas. “Tudo isso é associado à prática social que é realizada semanalmente no trabalho de grupo de jovens”.

“Nosso objetivo com o projeto nunca foi o incentivo à posse ou ao consumismo, mas o de oferecer ao mundo bons cidadãos, através do estimulo a ideias inovadoras, à persistência, ao comprometimento e à autoconfiança”, destaca o professor.

Além disso, o Colégio Mary Ward acredita que o incentivo a concentração, a criatividade, e para tarefas que possibilitam que o aluno assuma riscos, sem ter medo de errar e de ultrapassar as barreiras para chegar ao seu objetivo, faz com que ele crie sua própria identidade, diferenciando-se dos demais para ser capaz de ver o que os outros não vêem. “O que, em suma, significa saber identificar oportunidades. Fracasso é desistir”, finaliza Ricardo Sebold Cois.

Perfil Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há 78 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.