Colégio paulistano tem projeto para integrar novos alunos

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, criou o projeto de Tutoria de Alunos em parceria com os veteranos do Fundamental II, para integrar os novos estudantes que entram ao longo do semestre. A ideia foi pensada para que estes adolescentes que chegam ao Colégio não se sintam deslocados e se integrem aos demais, evitando o bullying.

“É um grande trabalho e também muito importante, que cuida da integração e do relacionamento entre eles, que é um dos maiores problemas das escolas hoje, com a questão do bullying”, afirma Sandra Braga, Orientadora Educacional do Colégio.

Durante uma semana, o novo aluno terá um responsável, da mesma sala dele, escolhido pela coordenação que ficará responsável por apresentá-lo aos novos colegas, bem como as dependências do Colégio. “Nesse período, o estudante do Colégio tem a função de apresentá-lo para a sala, de emprestar o caderno se tiver trabalho em grupo, entre outras atividades. E geralmente, no primeiro dia, essa criança nova já está enturmada”, diz.

Para serem escolhidos como tutores os alunos passam por algumas etapas, como conversas com os coordenadores até o reconhecimento com base no perfil do aluno novo. “Essa criança que está chegando passa por uma entrevista e assim, um grupo é escolhido com base no perfil dele. Eu converso com os novos tutores e falo “vocês são responsáveis” e faço o trabalho de conscientização. Entrar em um lugar novo não é fácil, e por isso queremos amenizar o máximo possível”, afirma.

Essa iniciativa vem acontecendo desde meados de 2015, quando a coordenação teve a ideia de incluir o projeto visando o bem da acolhida dos novos alunos e tratando com importância os sentimentos das crianças.

“Elas chegam com esse medo e expectativa de serem recebidos, principalmente os do 7º ano à 2ª série do Ensino Médio, que é a idade que eles têm mais dificuldade de entrar em novos Colégios por causa dos amigos”, conclui.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.