Colégio paulistano usa música como estratégia pedagógica no ensino de geografia

A busca por estratégias diferentes de ensino é uma constante da sala de aula para, mais do que aguçar a curiosidade das crianças, preparar os alunos para um mundo cada vez mais dinâmico e interligado. No Colégio Mary Ward, localizado no Tatuapé, em São Paulo, a música foi o meio encontrado pela Prof.ª de Geografia, Mônica Leopoldino, tornar as aulas de Geografia dos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II ainda mais interessantes.

Ela seleciona músicas de diferentes estilos musicais, épocas e temas para relacioná-las aos conteúdos vistos em sala de aula e aproveita da curiosidade e surpresa dos pequenos para estimular a compreensão do tema abordado: “No começo, eles até torcem o nariz por ser um ritmo diferente do que estão acostumados. Mas com o avançar das aulas, acabam se envolvendo e, além de fixar o conteúdo, aprendem a respeitar a diversidade e adquirem uma visão de mundo mais ampla”, explica.

Com ritmos como forró, samba, sertanejo, pop e MPB, as canções estimulam diferentes habilidades nos estudantes: interpretação de linguagens diversas, ouvir com atenção, compartilhar ideias e opiniões de modo democrático, compreender a relação do homem com o meio e entre si, desenvolver o senso critico, entre outras. Músicas como “Aquarela Brasileira” ajudam as crianças a fixar os espaços do país e entender sua diversidade, já “Último Pau de Arara” explicita a questão climática do sertão nordestino e sua relação com a migração.

Desta forma, a professora acredita que além do aprendizado escolar, os alunos ganham como pessoas: “É claro que o conteúdo é importante, mas a maneira como eles se relacionam com o outro e com a diversidade é um aprendizado para a vida toda”, conclui.

A dinâmica é realizada durante todo o ano e tem como desdobramentos atividades específicas como gravação de videoclipes feitas pelas crianças, pesquisas e trabalhos variados.

Sobre o Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 70 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.