Colégio Peretz lança leitura "Além dos muros da escola"

COLÉGIO PERETZ LANÇA ‘LEITURA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA’

Fundação Dorina Nowill, Livraria Saraiva, Instituto Kat Schurmann e Ecco Talentos associam-se ao Projeto

Nesta 2ª feira (4/5), o Fundamental I do Colégio I. L. Peretz colocou bancos e duas estantes repletas de livros na calçada frente ao prédio da escola a fim de que os alunos pudessem convidar os transeuntes à leitura.

O resultado foi muito positivo. Por exemplo, Alexandre F. Maciel e Adenilde Galdina, que passavam pelo local, ao verem a movimentação quiseram entender o que ocorria. Convidados pelas crianças, escolheram dois livros infantis, um para o neto e outro para a sobrinha, e acharam a iniciativa muito válida. Já Gina Alves, outra transeunte, optou por ‘Um Dia Daqueles’, aludindo ao dia pelo qual estava passando e comprometeu-se a trazer mais títulos para ampliar a coleção dos estudantes.

A ideia é justamente essa, ou seja, “fazer os livros circularem, as pessoas poderem ler, trocar”, explicou Lígia Fleury, diretora de Curso.

Quando o pessoal da Fundação Dorina Nowill chegou, mais motivo para euforia. Tateando os coleguinhas, Thacyanny, de 7 anos, foi logo se integrando. Sentou-se e Letícia, do 5º ano, leu para ela um livrinho. Para Thacyanny foi muito divertido escutar uma historinha lida por uma criança da mesma idade e não por um adulto, como é costume acontecer. Já para Letícia foi muito natural ler para Thacyanny: “Não senti nenhuma diferença em ler para ela. Foi como se eu lesse para uma criança que ainda não foi alfabetizada”.

Para Carla de Maria, da Fundação Dorina Nowill, essa parceria com o Peretz é muito importante, pois desmistifica e mostra a grande capacidade dos portadores de deficiência visual, promovendo a integração”. E, vale ressaltar, a Fundação doou alguns títulos em braile para ampliar ainda mais esse universo mágico proporcionado pelo Projeto.

No Projeto “Leitura além dos Muros da Escola”, também são parceiros a Pizzaria 1900 (Vila Mariana), a Livraria Saraiva, a Ecco Talentos e o Instituto Kat Schurmann, estes dois últimos administrados pelos famosos navegadores. Os parceiros doam livros, conversam com nossos alunos e divulgam a leitura como possibilidade real de ampliarmos nosso universo cultural.