Colégio Pio XII homenageia Inezita Barroso em sua Festa Junina

Evento celebra a carreira de uma das mais antigas e importantes

cantoras da cultura caipira brasileira

No dia 13 de junho, o Colégio Franciscano Pio XII, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, realiza o 54º Arraiá Pio XII e homenageia um dos maiores nomes da cultura do Brasil: Inezita Barroso (1925-2015). Neste ano, a programação de apresentações está voltada a temas ligados à cantora e apresentadora, e recria as mais variadas tradições artísticas da música caipira no país. O ícone da música caipira, Oswaldinho Viana, também marca presença na festa do Pio XII com números entre as apresentações dos alunos e um show na Praça de Alimentação.

Segundo Fátima Miranda, diretora-adjunta do Colégio Pio XII, ao prestar homenagem à artista, enriquecemos também a riqueza cultural do país. “Nas apresentações de danças, os alunos mergulharam na vida de Inezita Barroso para expressar as tradições brasileiras celebradas nessas época”, ressalta.

Com mais de 50 anos de carreira e mais de oitenta discos gravados, Inezita Barroso comandava, desde os anos 80, o programa “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura. Considerada a dama da música caipira, nasceu em São Paulo e fez carreira no rádio, na televisão, no teatro e no cinema. Faleceu em 08 de março deste ano, aos 90 anos.

Dentre as atividades dos alunos, estão as apresentações do Maternal I e II com o “Embarque na infância de Inezita Barroso”, uma viagem em Maria Fumaça para demonstrar como foi a infância da artista, que conheceu e se apaixonou pela cultura caipira. O Infantil I fará uma apresentação com o tema “A Paixão pela Viola”, homenageando os violeiros e o som de suas violas. O Infantil II protagonizará uma dança caipira tradicional no tema “O despertar caipira”, inspirados em um dos grandes sucessos de Inezita. Já o 1º ano do Ensino Fundamental fará as danças “Balainha” e “Balaio” e o 2º ano, a “Dança do Maçanico e a “Dança do Pezinho”.

Também integram a programação as apresentações do 6º ano com o “Brincando com a Viola”, em que os alunos brincam e dançam à moda caipira e ao som do instrumento; o 9º com o “Bailão de Peão”; o 3º ano com a “Catira” e “Menino da Porteira”; a 3ª série do Ensino Médio com a tradicional “Quadrilha com Casamento”; os 7º e o 8º anos farão a “Rave Caipira”, releitura da moda caipira com batidas modernas; o 4º ano vai relembrar o “rei do bailão” Luiz Gonzaga, muitas vezes homenageado por Inezita em seu programa. O encerramento ficará por conta da “Quadrilha” dos alunos do 5° ano, que vão lembrar das festas juninas que aconteciam no programa “Viola, Minha Viola”, que contava com a participação de algumas quadrilhas tradicionais, como a Quadrilha Carunxu Di Mio.

O palco das apresentações, inspirado no “Viola, Minha Viola”, terá projeções e itens com alguma semelhança ao programa da artista.

O músico Oswaldinho Viana, diversas vezes convidado de Inezita em seu programa na TV, apresenta o show “Viagem pelo Brasil Caboclo”, um espetáculo musical entremeado por causos típicos do universo caipira, garantia de alegria e diversão para toda a família. Fazem parte de seu repertório, clássicos da música regional e diferentes ritmos dançantes, de várias épocas e regiões brasileiras, como o chamamé, xote e baião, maxixe, guarânia e rasqueado, samba caipira e pagode, valseado, cateretê e marchinha, além de um pot-pourri de ciranda e arrasta-pés.

Quitutes e brincadeiras típicas não vão faltar, completando a festa.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno