Colégio Pio XII simula regras para melhorar a adaptação dos alunos ao sistema do vestibular

A tensão e a pressão sobre quem vai prestar vestibular geralmente são grandes, pois esta pode ser a chance de entrar na universidade dos sonhos. Para auxiliar seus alunos a chegarem mais preparados nos dias de avaliação, além de todo o conteúdo dos programas dos principais exames do país, o Colégio Franciscano Pio XII, desde 2012, simula nas provas bimestrais as regras que norteiam os processos seletivos.

Separados em três grandes grupos, do 6° ao 8° anos do Ensino Fundamental, do 9° do Fundamental a 2ª série do Médio, e 3ª série do ensino médio separadamente, os estudantes passam a fazer as avaliações em salas diferentes das que têm aulas diariamente, em carteiras com etiquetas que determinam os respectivos lugares e com alunos de outras turmas, fatores que geram desconforto num primeiro momento, pois muitas vezes eles não conhecem as pessoas que estão ao seu lado.

A proposta de adotar esse formato foi planejada após conversas com alunos egressos do Colégio e que tinham passado por diversos processos seletivos, conta a diretora Fátima Miranda. “Sempre consultamos os estudantes que passaram pela experiência do vestibular, e um dos feed backs que tivemos foi o de que poderíamos simular as regras dos exames, pois assim os candidatos chegariam mais preparados para as provas”, declara a educadora.

Outra diretriz implantada pelo Pio XII foi a correção das redações por profissionais treinados pela Unicamp, um dos principais polos educacionais e considerado um dos mais exigentes do país. Esses corretores não têm contato direto com os alunos e seguem os parâmetros desta universidade e do Enem para avaliar os conteúdos dos textos.

Dessa forma, em situações de vestibulares eles chegam mais adaptados, atuando de forma positiva na autoconfiança dos postulantes às vagas para a realização das provas, além desse intercâmbio gerar maior integração entre as diferentes turmas.

Para mais informações sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse: pioxiicolegio.com.br <http://www.pioxiicolegio.com.br/>

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.