Colégio Santa Maria Amplia Instalações

Construção de mais um prédio garantiu a readequação de todos os segmentos da instituição

O início do ano letivo de 2016 marcou a inauguração de um novo prédio no Colégio Santa Maria e a reorganização de toda a estrutura. Batizado de Nossa Senhora da Santa Cruz, o novo edifício tem 8.600 metros quadrados e foi erguido em terreno vizinho às unidades existentes, na avenida Sargento Geraldo Santana, no Jardim Marajoara. Em blocos independentes e interligados por marquises e passarelas, estão a área pedagógica do Ensino Médio, ginásio esportivo e administração.

Desenvolvido pelo escritório Hoeazevedo Arquitetura, o projeto contempla conceitos modernos, de funcionalidade e respeito à natureza. A reserva de área verde é um conceito caro ao Santa Maria, que mantém mais de 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica em suas dependências. Assim, a nova edificação privilegiou espaços naturais, com árvores, jardins, inclusive dois suspensos e um vertical, regados com água captada das chuvas.

Em ambientes arejados e com ótima iluminação natural, na área pedagógica, estão laboratórios e 16 salas de aulas, algumas com painéis deslizantes para permitir a ampliação quando pertinente. Há um amplo espaço de convivência para os estudantes, coberto e também ao ar livre. O bloco de esportes e eventos é composto de quadra, vestiários e cantina. A parte administrativa inclui recepção, diretoria administrativa e financeira, CPD, loja e estoque. No nó da conexão dos blocos, no pavimento térreo, está a capela, confluindo as áreas administrativa e acadêmica. Assim como nos prédios já existentes, o embarque e o desembarque dos alunos são feitos internamente, com segurança e conforto.

Novo Prédio

As arquitetas optaram por materiais que demandam baixa manutenção e garantem a identidade das novas instalações, seja nos painéis coloridos em diversas áreas, no desenho do muro verde e nos canteiros coloridos dos tetos ajardinados. Uma influência direta na composição das cores e jardins dos mestres Mondrian e Burle Marx.

Toda essa estrutura está sendo plenamente utilizada pelos 500 alunos do Ensino Médio. A mudança permitiu a reorganização das demais séries nos prédios e espaços diversificados do Colégio, distribuídos em 180 mil metros quadrados. “Nosso objetivo foi adequar os espaços físicos às necessidades de cada nível, por isso alguns níveis foram realocados”, revela irmã Anne V. Horner Hoe, diretora do Santa Maria. O prédio Menino Jesus abriga a Educação Infantil e o 1º ano do Fundamental I. No São José, estão os alunos do 2º e 3º ano do Fundamental I, enquanto as turmas do 4º, 5º e 6º ano estão no prédio Santa Maria. As turmas do 9º ano ficaram no andar térreo da edificação dos laboratórios de Ciências e as salas do 7º e 8º ano ocuparam as instalações que foram do Ensino Médio.

Fundado há 68 anos pela Congregação das Irmãs da Santa Cruz, responsável pelo investimento do novo prédio, o Colégio Santa Maria conta com cerca de 3.500 alunos e oferece da Educação Infantil ao Ensino Médio, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Estudos (Prisma), com cursos de extensão para educadores e aulas para terceira idade.