No colégio Vital Brazil, alunos podem atuar como professores e ajudar colegas com dificuldades

Projeto Voluntário Tutor Acadêmico possibilita que alunos com habilidades em conceitos de determinadas disciplinas esclareçam dúvidas de colegas.

No Colégio Vital Brazil, localizado na zona oeste de São Paulo, aluno também pode ser professor. Além de a proposta pedagógica do colégio ter como base a crença de que o conhecimento não é transmitido do professor ao aluno, mas sim construído a partir da interação entre eles, os alunos também têm a oportunidade de atuar efetivamente como professores, ministrando aulas para colegas com dificuldades.

Com início em 2013, o Projeto Voluntário Tutor Acadêmico possibilita que alunos tutores, com habilidades já desenvolvidas em determinados conceitos de diversas disciplinas, esclareçam dúvidas de colegas mais novos. De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Vital Brazil, Maria Helena Esteves, “o projeto surgiu com duplo objetivo: auxiliar estudantes na compreensão integral de conceitos de disciplinas nas quais estão com dificuldades e contribuir para a sedimentação desses conceitos pelo aluno tutor, que já os compreendeu”.

Maria Helena explica que os estudantes que estão com dúvidas em determinada disciplina se inscrevem junto à coordenação, indicando o conteúdo a ser explicado e os horários em que têm disponibilidade para receber as aulas. A partir das inscrições, a coordenação busca nas turmas de séries posteriores alunos tutores que dominam aquele tema e se disponham a ensiná-lo aos colegas.

Ainda segundo a coordenadora, “o acompanhamento pedagógico do Projeto Voluntário Tutor Acadêmico revela que essas aulas surtem efeitos positivos, pois o desempenho tanto dos alunos assistidos quanto dos tutores melhora consideravelmente após esse processo. Além disso, o projeto possibilita que os estudantes participem ativamente de sua aprendizagem, inclusive como detentores de conhecimentos prévios, e os benefícios dessa atividade se refletem na autoconfiança, no aproveitamento do potencial de cada aluno e na valorização do processo acadêmico como um todo”.

Sobre o Colégio Vital Brazil

Inaugurado em São Paulo no primeiro semestre de 2012, o Colégio Vital Brazil iniciou suas atividades com foco na continuidade acadêmica dos discentes e formação de valores por meio da excelência acadêmica, da transmissão de bases éticas e capacitando os alunos a se atualizarem pedagógica e cientificamente, a fim de responder de forma eficaz aos desafios de um mundo em permanente transformação. Com turmas abertas da Educação Infantil ao Ensino Médio, sob acompanhamento pedagógico desde os primeiros até os últimos estágios da educação básica, o novo Colégio objetiva ampliar os horizontes dos alunos por meio de um ensino de excelência, que lhes desenvolva as habilidades intelectuais, emocionais e motoras necessárias para adquirir os conteúdos e, assim, ingressar nas melhores faculdades do País com uma formação ética e humanista, baseada em valores como o respeito mútuo, a boa convivência e a responsabilidade cidadã. O foco no aprendizado segue ao longo de toda a trajetória do aluno, com forte carga horária para maior aprofundamento nos conteúdos pedagógicos. Mais informações em www.vitalbrazilsp.com.br