Colégio Vital Brazil simula ambiente de debate de assembleias da ONU para aprimorar habilidade de argumentação dos alunos

ONUVital, evento do Colégio que simula assembleias da Organização das Nações Unidas, expande a capacidade de compreensão dos alunos do Ensino Médio sobre acontecimentos internacionais e aprimora sua habilidade de argumentação.

Este ano, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Vital Brazil, de São Paulo, participaram da segunda edição do ONUVital, projeto que simula um encontro da Organização das Nações Unidas com o objetivo de aprimorar a habilidade de argumentação e contra argumentação dos estudantes, expandir sua capacidade de percepção e compreensão dos acontecimentos internacionais e desenvolver a competência de trabalhar em grupo para solucionar problemas.

O tema abordado nesta edição do ONUVital foi “energia” e as discussões foram feitas com base no programa da ONU “Energia Sustentável para todos”, que pretende mobilizar empresas, governos, investidores, grupos da comunidade e a academia para assegurar o acesso universal aos modernos serviços de energia, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética e duplicar a quota das energias renováveis na matriz energética global.

Sob a orientação dos professores Fernando Ribeiro Costa Silva e João Paulo França Streapco, os alunos do Vital Brazil simularam um ambiente de debate que seguiu alguns padrões das assembleias da ONU, como a formalidade, a cordialidade, a ordem e a defesa dos argumentos de cada comissão (país). Nos debates, os delegados (membros de comissões) deveriam defender o ponto de vista do seu país e, ao mesmo tempo, oferecer soluções para a formulação de metas comuns aos países participantes.

Além disso, durante o evento, os estudantes que compunham a Equipe de Imprensa fizeram a cobertura jornalística do ONUVital e elaboraram um jornal com artigos de opinião, depoimentos dos delegados e propostas discutidas pelas comissões.

Energia Sustentável para todos

O debate do ONUVital 2014 foi estruturado em torno do cenário atual da energia no mundo, em que uma em cada cinco pessoas ainda não tem acesso à eletricidade e cerca de 2,7 bilhões dependem de madeira, carvão, carvão vegetal ou resíduo animal para cozinhar e aquecer – na economia de hoje, isso representa uma grande barreira para a erradicação da pobreza.

Os alunos também levaram em conta o fato de que nos países industrializados o problema de energia está relacionado ao desperdício e à poluição, e não ao abastecimento, e que o uso ineficiente da energia em todo o mundo prejudica a produtividade econômica e pode acarretar outros problemas ambientais, como o aquecimento danoso do planeta.

Construindo conhecimento

O projeto ONUVital faz parte da proposta pedagógica do Colégio Vital Brazil, segundo a qual o conhecimento não é transmitido do professor ao aluno, mas sim construído a partir da interação entre eles. Para o colégio, os estudantes devem participar ativamente de sua aprendizagem, inclusive como detentores de conhecimentos prévios, e cabe ao professor o papel de mediar e sistematizar o processo de aquisição de novos conhecimentos pelos alunos.

Sobre o Colégio Vital Brazil
Inaugurado em São Paulo no primeiro semestre de 2012, o Colégio Vital Brazil iniciou suas atividades com foco na continuidade acadêmica dos discentes e formação de valores por meio da excelência acadêmica, da transmissão de bases éticas e capacitando os alunos a se atualizarem pedagógica e cientificamente, a fim de responder de forma eficaz aos desafios de um mundo em permanente transformação. Com turmas abertas da Educação Infantil ao Ensino Médio, sob acompanhamento pedagógico desde os primeiros até os últimos estágios da educação básica, o novo Colégio objetiva ampliar os horizontes dos alunos por meio de um ensino de excelência, que lhes desenvolva as habilidades intelectuais, emocionais e motoras necessárias para adquirir os conteúdos e, assim, ingressar nas melhores faculdades do País com uma formação ética e humanista, baseada em valores como o respeito mútuo, a boa convivência e a responsabilidade cidadã. O foco no aprendizado segue ao longo de toda a trajetória do aluno, com forte carga horária para maior aprofundamento nos conteúdos pedagógicos. Mais informações em: www.vitalbrazilsp.com.br