Com vídeos, aprender Química ficou muito mais fácil!

Professor Gilzinho, do Colégio Marista de Brasília – Ensino Médio, conta como a mobilidade e os vídeos apresentados na plataforma da Blackboard mudaram a realidade dos alunos, que tinham dificuldades em revisitar conceitos de Química

Sou o professor Gilzinho, da área de Ciências da Natureza (Química), do Colégio Marista de Brasília – Ensino Médio, e venho aqui contar minha experiência em sala de aula com a utilização da tecnologia.

No decorrer dos anos, percebi que meus alunos precisavam revisitar os conceitos ministrados em sala de aula. E, antes do uso da tecnologia, as opções eram: a monitoria e acompanhamento particular fora da escola – o que nem sempre resolvia as dúvidas. Então, contei com o apoio de colegas para um projeto muito maior – envolvendo a preparação de vídeos, que sintetizavam as aulas da semana e poderiam ser vistos pelos meus alunos por diversos dispositivos móveis, através da plataforma da Blackboard.

Nesse processo, tive a orientação do professor Alexandre (Ameba), que sempre se colocou ä disposição para realização dos vídeos, e da Julianna Cauchick, da Tecnologia Educacional, que desde o início me orientou no processo – cito essas duas pessoas, porque é importante ressaltar que trabalhar em um ambiente em que os colegas incentivam o sucesso nos motiva e faz com que os sonhos aconteçam.

Optei por preparar esses vídeos sem nenhum custo adicional para as famílias. E, alunos, que por motivos diversos, perderam aulas ou que tiveram dificuldade em assimilar o conteúdo ministrado, poderiam assistir as aulas virtuais em casa ou em qualquer outro lugar, em poucos minutos. No início, gravei resoluções de exercícios de casa. A receptividade foi enorme e percebi que poderia fazer algo ainda melhor. Passei então a gravar aulas de 10 minutos, no máximo, sintetizando as aulas da semana. O resultado foi e tem sido excelente, pois o relato dos alunos são motivadores e os resultados em sala de aula mostram o êxito do projeto.

Os alunos gostam de tecnologia e associá-la a nossa prática pode favorecer muito a aprendizagem, uma vez que o celular faz parte da vida de nossos estudantes e, acredito que com o uso da plataforma da Blackboard, o processo de aprendizagem se torna mais centralizado no aluno, pois possibilita o acesso a aulas e eventos da escola em todos os sentidos.

Sinto que estou apenas no começo de algo muito maior, e confesso que os resultados e as possibilidades que estou vivenciando têm servido de motivação para continuar tentando levar o conhecimento para muito além da sala de aula. A escola também tem nos oferecido propostas e possibilidades para que possamos ter sucesso em nosso trabalho com os alunos, e cabe a nós, professores, encarar os desafios. Os resultados da inclusão de vídeo aulas são motivadores. Acredite, a tecnologia, quando bem utilizada, é uma janela para o sucesso.

Gilmadson Luna Gadelha ( Conhecido por Prof. Gilzinho) é graduado, com licenciatura em Química pela Universidade de Brasília (2002). Também é pós-graduado “lato-Senso” em Química, concluído na universidade federal de Lavras – UFLA (2007). É professor da área de Química desde 1993, e atualmente leciona no Colégio Marista de Brasília – Maristão.