Como a leitura ajuda na educação antirracista?

Durante o mês de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra e uma pergunta sempre vem a tona: como promover uma educação antirracista nas escolas?

Para te ajudar nessa reflexão, trouxemos mais sobre o tema e como a leitura pode ser uma grande aliada. Tem dicas de livros e convite para o programa gratuito da Árvore, que promove uma educação antirracista através da leitura. Confira!

O que é uma educação antirracista?

A educação antirracista é aquela que promove a valorização e reconhecimento de diferentes culturas, principalmente as culturas africana e indígena. Assim, é uma educação que promove a diversidade e luta contra qualquer tipo de preconceito.

Para além do mês de novembro, quando temos o Dia da Consciência Negra em 20/11, a educação antirracista deve acontecer durante todo o ano letivo.

Além disso, a educação antirracista também está prevista na BNCC. A Base Nacional Comum Curricular aponta, ao longo da seção introdutória, a importância de uma educação com foco em equidade. Conforme o trecho destacado abaixo:

Como a leitura pode ajudar neste processo?

Para começar, a leitura amplia repertórios e enriquece nosso imaginário e representações, pois nos coloca em contato com diferentes tempos, realidades e costumes.

Através de livros de autores de diferentes etnias, há o resgate e a valorização das contribuições negras e indígenas, contribuindo para a identificação e construção de autoestima. Portanto, é muito importante estar atento à diversidade presente nos livros indicados ao aluno para o ano letivo.

Por fim, a leitura é um exercício importante de desenvolvimento da empatia, ao colocar os alunos em contato com essas diferentes culturas. Durante a leitura, nos colocamos no lugar dos personagens e seus conflitos, nos aproximando daquela narrativa e ampliando nossa visão.

4 ideias de livros para educação antirracista‍

Para te apoiar nesse processo, separamos alguns livros para engajar na construção de uma educação antirracista na sua escola!

1. Sulwe, de Lupita Nyong’o: repleto de ilustrações lindíssimas, o livro da atriz quênio-mexicana aborda, por meio de uma narrativa leve, os padrões de beleza. Um livro emocionante que incentiva novas releituras sobre beleza e identidade.
  2. Contos indígenas brasileiros, de Daniel Munduruku: é por meio dos mitos que o escritor indígena vai retratar com riqueza de detalhes e curiosidades a herança cultural indígena brasileira. Conhecer um dos aspectos mais importantes da cultura indígena é fundamental para o desenvolvimento de empatia e respeito.
  3. Flávia e o bolo de chocolate, de Míriam Leitão: o terceiro livro infantil da jornalista, aborda temas sensíveis como adoção e questões raciais combinando o lúdico e a leveza. As imagens deixam toda a história ainda mais encantadora!
  4. Um encontro com a liberdade, de Júlio Emílio Braz: a narrativa cativante coloca em evidência uma perspectiva pouco explorada nos estudos sobre um dos mais marcantes fatos da história brasileira: a escravidão. Abordando nomes como José do Patrocínio, o livro traz memórias e questões fundamentais que ainda se perpetuam nos dias atuais na nossa sociedade.

Conheça o Programa de Educação Antirracista da Árvore!

A Árvore promove o Programa de Educação Antirracista, com inscrições gratuitas e disponível para todas as escolas. Ao se inscrever, alunos e professores têm acesso a um acervo literário com mais de 200 títulos e materiais pedagógicos para que educadores promovam uma educação antirracista.

O melhor de tudo é que o programa pode ser adaptado para a realidade de cada escola e a gestão escolar pode deliberar quando e como adaptar o material para a sala de aula.

Para se inscrever é simples: basta que o gestor escolar inscreva a escola pelo site. Clique no botão abaixo e faça parte agora mesmo:

Inscreva-se gratuitamente no programa!