Como criar o planejamento estratégico da sua instituição de ensino

Planejamento estratégico é o processo de documentar e estabelecer uma direção para a sua instituição de ensino, avaliando onde ela está e aonde ela quer chegar. O planejamento estratégico tem como base a missão, a visão, os valores da empresa, a proposta pedagógica, seu posicionamento em relação ao mercado e atuações baseadas em dados concretos.

A Rabbit indica a realização das ações propostas no planejamento estratégico em cinco etapas diferentes da ordem comumente utilizada pelo mercado, devido o calendário escolar ser específico com prioridades comuns entre a maioria das escolas.

1 – Definir o dono do projeto

Para que as ações sejam executadas e causem o menor impacto possível no modus operandi da escola, o projeto precisa de um dono, isto é, um responsável que acompanhe e verifique o cumprimento das tarefas nos prazos estabelecidos. O responsável pode realizar ou delegar as atividades desde que acompanhe a sua realização.

2 – Montar o organograma funcional

Premissa necessária de qualquer negócio que visa o crescimento sustentável. A organização ocorre quando os líderes possuem uma visão holística da empresa para identificar as áreas que funcionam a contento e as lacunas que precisam melhorar. Para que cada indivíduo cumpra suas tarefas, é importante construir um organograma funcional que propicie a visualização e a compreensão do funcionamento das relações da empresa e sua estrutura interna de trabalho.

3 – Mapeamento de perfil

Tem o objetivo de auxiliar os líderes a verificar se o colaborador que ocupa determinado cargo possui os pré-requisitos para desempenhar suas funções com qualidade. É comum em empresas familiares os cargos e funções se adequarem às pessoas existentes e não o contrário, como dita as regras básicas de administração. Ao conhecer melhor o perfil de cada colaborador, podemos adequá-los aos cargos e funções apropriados, aprimorar suas qualidades e reduzir as suas deficiências.

4 – Descrição de funções

Durante uma semana, o colaborador registra suas funções no decorrer do dia, sem repeti-las.

5 – Gestão de tempo

É um fator preponderante para gerir o seu negócio. Devido aos inúmeros afazeres, busca de inovações, resolução de problemas, reuniões e conversas com seus subordinados, os líderes têm muita dificuldade em manter suas rotinas. Diante desse cenário, com algumas atividades emergenciais, operacionais e relacionais não previstas, a tendência é perder o controle do tempo e deixar de lado as prioridades. Para minimizar essas ocorrências, seguem três passos que devem ser tomados para alcançar o alto desempenho.

1º Passo – Calendário de horários fixos: inicie o seu calendário com a montagem da sua agenda de atividades importantes e fixas.

2º Passo – Utilize uma agenda digital, como a disponível no Google ou no Outlook: é importante para a organização e o planejamento do seu dia. Existem vários tutoriais na Internet que ensinam como utilizá-las.

3º Passo – Imagem mental: imprima um resumo das suas atividades importantes e fixe em locais estratégicos, como a sala dos professores e no mural de funcionários. Esta ação tem o objetivo de deixar claro que em determinados horários o líder não deve ser interrompido, com exceção de alguma emergência.

Presente para você!

Os leitores da Direcional Escolas terão acesso a uma versão gratuita da RabbitPlay – plataforma streaming de conteúdo da consultoria educacional Rabbit Partnership. Com o RabbitPlay a sua escola pode baixar conteúdos relevantes e participar de cursos on-line para desenvolver suas habilidades e conhecimentos, em um ambiente virtual simples e dinâmico. O sistema permite acesso pelo smartphone, tablet e desktop. Os usuários têm acesso a conteúdos em vídeos, PPT, Excel e PowerPoint, segmentados e organizados de acordo com cada área de interesse. Faça sua inscrição pelo site: www.rabbitmkt.com.br