Como é a escola que os jovens querem

O que os jovens pensam da escola e como eles gostariam que ela fosse? Foi divulgado o resultado da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, que traz respostas a essa pergunta. A consulta, realizada pelo Porvir em parceria com a Rede Conhecimento Social, ouviu 132 mil adolescentes e jovens de 13 a 21 anos de todo o Brasil.

O resultado mostra que os alunos têm muitas críticas à escola. Apenas um em cada 10 está satisfeito com as aulas e com os materiais pedagógicos; um em cada 5 considera os prédios e a estrutura inadequados e 8 em cada 10 acreditam que as relações dos alunos com a equipe escolar e com seus colegas precisam melhorar. Ao mesmo tempo, eles demonstram ter um vínculo afetivo com suas instituições de ensino: 70% deles dizem que gostam de estudar em suas escolas e 72% dizem que lá aprendem coisas úteis para sua vida.

O vídeo abaixo é uma amostra do que pensam os jovens.

Saiba como eles gostariam que fosse a escola no site porvir.org/nossaescola. No endereço, estão disponíveis o relatório completo da pesquisa e o questionário que os participantes responderam.

Dia dos professores
Um professor inspirador já fez a diferença na sua vida? O Porvir quer conhecer a sua história e compartilhá-la com os nossos leitores. Após receber diversos relatos de educadores que promovem a inovação dentro da sala de aula, agora queremos ouvir você, que é ou já foi aluno. Mande o seu depoimento para homenagear um professor que marcou a sua trajetória escolar. A sua história poderá fazer parte da campanha #MeuProfessorInspirador, que será publicada na nossa página no Facebook, entre 10 e 15 de outubro.

Porvir na TV
Já está no ar a série do canal Futura “Destino: Educação – Escolas Inovadoras”, realizada com consultoria do Porvir/Inspirare. Durante o mês de setembro, foram exibidos os programas sobre as escolas Projeto Âncora (Brasil), Bath Studio School (Inglaterra), Fontán (Colômbia), Orestad Gymnasium (Dinamarca) e e3 Civic (EUA). Mais informações sobre a série e o link para todos os episódios podem ser encontrados aqui.

Debates importantes
A nova pesquisa TIC Educação, realizada pelo Cetic.br, aponta que mais de um terço dos professores diz usar o celular em atividades com alunos. Veja os destaques e a apresentação em PDF.

A quinta edição do Conecte-C, promovido pelo CIEB, teve debate sobre modelos para a validação de produtos ou serviços na área de educação.

Inovação em todos os cantos
Ipatinga (MG) chamou seus estudantes para identificar oportunidades no território e, como resultado, surgiram 22 convênios, que oferecem atividades culturais e esportivas.

Em outra cidade mineira, Poços de Caldas, projeto BiblioArte LAB estimula a criatividade e a produção de conhecimento por meio da tecnologia.

Conversamos com o criador do Little Ripples, iniciativa que transforma mulheres refugiadas da guerra no Sudão, na África, em professoras de pré-escola.

Na Universidade Shure, criada por jovens no Japão, os estudantes decidem seus percursos de aprendizagem e a gestão da própria universidade.

Dá para combinar online e off-line para ensinar programação? O Osmo Coding usa a câmera do iPad para ler comandos em blocos de madeira e propõe que as crianças ponham a mão na massa.

Diário de Inovações
Inovação começa desde muito cedo e, no caso da professora Keli Luca, isso vale também para o berçário. Ela criou um boletim para aproximar a família e a escola. Na cidade baiana de Maracás, Edna Fontes e Neila Leal Portela criaram um projeto de letramento para valorizar o patrimônio histórico e estudar gêneros textuais. Em outro relato, Rosa Almeida incentivou alunos do ensino fundamental e médio de Conceição do Araguaia, do Pará, a desenvolverem atividades para combater o mosquito transmissor da Leishmaniose.

E sempre queremos mais! Compartilhe aqui sua história inovadora
O que está por vir
O Congresso Internacional e Interuniversitário Contra a Pobreza Infantil no Mundo leva à  Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), nos dias 13 e 14 de outubro, palestras, oficinas e mesas-redondas, incluindo José Pacheco (Escola da Ponte, Projeto Âncora).

A segunda edição do Trilhas da Educação, promovida pela startup WPensar, acontece em 19 de outubro. Tudo online e grátis.

Com entrada gratuita, a Campus Party chega a Brasília (DF) em 5 de novembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Basta apenas fazer o cadastro no campuse.ro.