Como escolher a escola certa?

Carlos Eduardo Barreira Lambert, coordenador pedagógico do Colégio Poliedro,

aponta os principais atributos que os pais devem avaliar em uma instituição de ensino

Encontrar a escola ideal para o filho, que tenha professores capacitados, ampla infraestrutura e uma proposta pedagógica que atenda a todas as necessidades, não é tarefa fácil. Neste sentido, os pais dos estudantes muitas vezes precisam colocar na balança as características que almejam que uma escola detenha e analisar como, de fato, esse ambiente irá contribuir com a construção do aprendizado, diante de tantas opções. Os meses de agosto e setembro são o momento para quem ainda não começou a avaliar as escolas, iniciar a procura, já que a maioria dos colégios já está com as matrículas de 2016 abertas.

De acordo com Carlos Eduardo Barreira Lambert, coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro, no Ensino Fundamental, além de uma proposta pedagógica bem estruturada, é importante que a escola proporcione atividades extracurrículares. Essas atividades, segundo ele, estimulam a criatividade do estudante e o autoconhecimento sobre as áreas nas quais possui maior aptidão. “Pontos fundamentais que os pais devem avaliar no momento de escolher uma escola para o filho são a proposta pedagógica, a infraestrutura oferecida pelo colégio, além de serviços e programas extras ou complementares”, reforça Lambert.

ads_strip_33722_0_full

Neste sentido, o Colégio Poliedro, possui uma proposta pedagógica diferenciada. Além de ter um calendário de provas com avaliações semanais, possui projetos disciplinares trimestrais, diversos módulos extracurriculares (como fotografia, teatro, games e robótica), salas ambientes e laboratórios.  Desde sua criação, o Colégio Poliedro busca estimular o desenvolvimento do ser humano na sua completude, explorando suas potencialidades em nome de uma cidadania consciente e de uma sociedade mais equânime.

Já no Ensino Médio, os principais critérios para a escolha da escola ideal mudam significativamente, pelo fato de ser o momento de começar a pensar no vestibular. “No Ensino Médio, a escola ter a capacidade de preparar o aluno para alcançar um bom desempenho no vestibular e a escolha da carreira profissional tornam-se os objetivos dos pais”, afirma Lambert.

Proposta de ensino diferenciada

Estão abertas as matrículas do Colégio Poliedro – desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio. O Colégio Poliedro conta com uma unidade em São Paulo e outra em São José dos Campos. Nesta última, são oferecidas turmas de Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e de Ensino Médio (do 1º ao 3º ano). Para o 3º ano, além do curso regular, há turmas específicas (3º ano Medicina e 3º ano ITA), com carga horária diferenciada.

Para fazer a inscrição, basta comparecer a secretaria da escola com os documentos solicitados. Conheça um pouco sobre a proposta de formação da escola:

Autonomia

Quanto mais cedo o aluno buscar o amadurecimento intelectual, mais rápido estará apto a tornar-se um sujeito autônomo e socialmente engajado.

Dedicação

Aprender a se dedicar a um objetivo é fundamental para atingir seus sonhos.

Tecnologia

A tecnologia proporcionou muitas mudanças na educação e, além da aprendizagem adaptativa, possibilita que o aluno seja protagonista na descoberta de novos conhecimentos. O Poliedro conta com o P+, sistema que funciona em navegadores Web e dispositivos móveis e que oferece o recursos que facilitam a vida do aluno, como agenda escolar, tarefas de casa, anotações de sala de aula através do Microsoft Office 365 integrado ao P+ e uma ferramenta única de organização dos estudos com base em metas traçadas pelo aluno.

Ambiente Estimulante

Amadurecimento intelectual, formação de caráter, estímulo para alcançar grandes conquistas e uso da tecnologia para buscar e prover conhecimento, tudo isso em um lugar acolhedor que estimula a criação de laços de amizade e a confiança para ser quem realmente é.

Ensino optativo de idiomas

Atualmente, o domínio de outro idioma é tão importante quanto a formação acadêmica. Por isso, no Colégio Poliedro o aluno participa de forma regular das aulas de Inglês. Ele tem a opção de escolher estudar uma segunda língua, como francês ou alemão. Os cursos de idiomas têm parcerias importantes, como com o Goethe-Institut e a Aliança Francesa. Ao final de cada estágio, os alunos fazem provas de proficiência para verificar o aprendizado e adquirirem uma certificação no idioma estudado.

“Hoje as línguas estrangeiras são ferramentas importantes para a vida profissional. É mais prático estudar línguas na escola e também, mais econômico, pois este serviço está incluso no valor do contrato anual. O estudo da língua estrangeira ajuda a conscientizar o aluno a investir nos estudos e na construção de um projeto pessoal”, afirma Lambert.

No Brasil, apenas 22 escolas são parcerias do Instituto Goethe. A parceria do Colégio Poliedro com o Instituto acontece desde 2009 e, nesse período, já foram 20 bolsas integrais oferecidas aos alunos para conhecerem o país. No ensino de inglês, o material produzido pela Oxford é considerado um dos melhores do mercado e está presente em mais de 100 países.

Mais informações em http://www.colegiopoliedro.com.br/