Como formar um time de excelência
Matéria publicada na edição 119 | Junho-Julho/2016 – ver na edição online
Durante o programa de capacitação da Rabbit, exploramos inúmeros temas de desenvolvimento humano, como liderança, gestão, monitoramento, análise de desempenho e meritocracia. Outro fator significativo para quem busca formar um time de excelência é permitir que cada líder coloque seus pontos fortes em prática.
Exemplo – Eu, diretor do Grupo Rabbit, tenho como pontos fortes as relações de liderança, conhecimento e comunicabilidade, e como pontos fracos as práticas organizacionais, financeiras, performance e empatia.
Ao longo dos anos, formei um time de líderes que possuem como pontos fortes as características que tenho mais dificuldade. Por isso, consigo desempenhar meu papel com mais segurança e prazer. Isto não me isenta das tomadas de decisões financeiras e gerenciais, mas tenho pessoas ao meu redor mais capacitadas para estas atividades.
Para fazer sua empresa crescer, forme um time igual ou melhor que você!
É comum encontrar sócios que possuem o mesmo perfil, por exemplo, gostam de coordenar o corpo docente e não se identificam com as áreas: financeira, marketing e vendas. A falta de identificação com áreas importantes pode levar ao desequilíbrio e comprometer a saúde da instituição.
Na hora de formar uma sociedade ou contratar um coordenador leve em consideração os seus pontos fortes e os do futuro parceiro.
Por mais que tenhamos prazer em trabalhar, não gostamos de tudo que fazemos, pois o trabalho é composto de muitas atividades diferentes. Algumas nos incentivam e outras nos deixam exauridos.
O importante para melhorar o desempenho da instituição é descrever as funções e atividades, identificar quais delas nos estimulam, quais nos esgotam, redistribuí-las entre os líderes e delegá-las através das funções orgânicas.
Antes de iniciar o processo, é imprescindível trabalhar a inteligência intrapessoal dos líderes e identificar as próprias forças e fraquezas.
O exercício a seguir irá contribuir para isso:
Em caráter de teste, descreva três atividades em que você se considera bom e gosta de fazer (pontos portes) e três em que tem dificuldade e não gosta de fazer (pontos fracos).
A próxima etapa é verificar se as atividades correspondem realmente aos seus pontos fortes. Escolha a atividade que você considera o seu ponto mais forte. Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 = discordo totalmente e 5 = concordo totalmente, pontue às seguintes perguntas:
1. Tenho apresentado um grande sucesso neste tipo de atividade |
2. Outras pessoas costumam dizer que tenho um dom para esse tipo de atividade |
3. Tenho recebido elogios ou reconhecimento por realizar este tipo de atividade |
4. Realizo esse tipo de atividade todos os dias |
5. Costumo me oferecer para realizar esse tipo de atividade |
6. Este tipo de atividade é instintiva para mim |
7. Aprendo rapidamente esse tipo de atividade |
8. Eu me pego pensando nesse tipo de atividade todos os dias |
9. Mal posso esperar para aprender novas técnicas a fim de realizar esse tipo de atividade |
10. Sempre anseio por realizar esse tipo de atividade |
11. Eu me divirto lembrando de quando estava realizando esse tipo de atividade |
12. Realizar esse tipo de atividade me proporciona uma das maiores satisfações pessoais |
Para ser considerado realmente um ponto forte a pontuação deverá ser igual ou superior a 50 pontos.
Um erro comum na aprendizagem andragógica é focar na correção dos erros e não enfatizar os protótipos: Segundo estudo americano realizado em 2014, uma amostra representativa de professores do ensino regular foi indagada com a seguinte pergunta: Quando você e seu coordenador falam de desempenho, focam mais nos pontos positivos ou negativos? Cerca de 35% disseram que não tinham reuniões periódicas, 55% focavam os aspectos negativos e apenas 10% responderam que enfatizavam os pontos fortes.
A partir do momento que você executar o que gosta e sabe na maior parte do tempo, a tendência é chegar ao sucesso. Confúcio disse: Encontre um trabalho que adore e nunca trabalhará nem um dia sequer da sua vida.
Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / [email protected]