Como melhorar a gestão da minha escola?

As tarefas que envolvem a administração escolar exigem cada vez mais de seus gestores. Não são poucas as demandas, muito menos simples; pelo contrário, são complexas e exigem estratégia, algo que, com o tempo escasso, tornam-se problemas de difícil resolução.

Como dividir as tarefas? Como tornar a Diretoria mais eficiente? Como tornar a administração mais eficiente? Como resolver os conflitos entre alunos, entre professores e as demandas trazidas pelos responsáveis?

Em primeiro lugar, é necessário observar o que diz o Regimento Escolar. Quais são as atribuições de cada órgão do Colégio (por exemplo, da Coordenação, da Diretoria)? E quais são as tarefas que, por sua natureza, devam ser desempenhadas em conjunto, como por exemplo a organização de feira do livro e feira de ciências?

Se o Regimento Escolar não trata adequadamente da divisão das atribuições escolares, há um forte indício de que o documento precisa ser atualizado. Caso contrário, suas regras não serão aplicáveis na prática e servirão apenas para o cumprimento de uma formalidade.

Em segundo lugar, é preciso implantar na cultura da administração escolar a documentação dos atos, pois facilita a organização das atividades e o controle de seu cumprimento. A confecção de atas pode auxiliar nesta empreitada, pois ficará registrado o que foi decidido na reunião e quais as providências a serem tomadas. O documento não exige maiores formalidades, mas deve conter o relatório da reunião e a assinatura daqueles que estiveram presentes.

Além disso, podemos considerar como essencial a adoção de ferramentas tecnológicas, que tornam a comunicação mais ágil e conectam a imagem da instituição aos valores da sociedade moderna, como a eficiência e a inovação. Manter página nas redes sociais com informações completas sobre o colégio e estabelecer comunicação eficiente com os responsáveis são fatores fundamentais para transmitir confiança aos alunos e potenciais interessados no serviço prestado pela escola.

As sugestões listadas são apenas algumas das ferramentas que podem ser implementadas para melhorar a gestão escolar, com o objetivo de torná-la mais eficiente. Somente uma análise detalhada do perfil do colégio, de seus alunos, funcionários e professores permitirá melhor orientação acerca das mudanças capazes de impactar na gestão. Assim, é possível estabelecer a adequada relação entre o cumprimento da legislação educacional e da necessária eficiência na gestão escolar.