Como a natação pode melhorar a qualidade de vida?

Matéria publicada na edição 106 | Março de 2015- ver na edição online

A natação no Brasil atualmente possui cerca de 11 milhões de praticantes, dentre eles regulares e ocasionais, segundo o Atlas do Esporte no Brasil (http://www.atlasesportebrasil.org.br). Hoje em dia encontramos facilmente aulas de natação em vários centros esportivos como academias, clubes, escolas, prefeituras e projetos de organizações sociais.

Certamente esse esporte vem crescendo no Brasil devido a melhora econômica do país, que proporcionou oportunidade para pessoas de todas as classes sociais praticarem a natação e também pelos inúmeros benefícios que essa atividade oferece, tais como:

– Fortalecimento das vias e do sistema respiratório e cardíaco.

– Trabalho de todos os músculos do corpo de uma forma equilibrada, melhorando a tonicidade muscular.

– Aumento do percentual de massa magra e diminui o de massa gorda.

– Baixo impacto nas articulações, prevenindo assim lesões de tornozelos, joelhos e coluna.

– É uma atividade que tem pouquíssimas contraindicações.

– Previne diversas doenças como acidente vascular cerebral, problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, complicações pulmonares e etc.

– Oxigena melhor o cérebro melhorando assim a capacidade de memória e a agilidade no raciocínio.

– Melhora a autoestima do praticante através da atividade física e do prazer de fazer atividades na água.

São estes dos alguns benefícios e existem também muitos outros. A natação como outra atividade física praticada em intensidades controladas e adequadas, exerce uma excelente função se tratando de queima de gordura corporal e emagrecimento, proporcionando assim mais saúde e qualidade de vida a seus praticantes.

O gasto calórico depende do metabolismo de cada pessoa e de outros fatores como idade, peso corporal, estatura e nível de condicionamento. Mas de uma maneira geral, a natação praticada em uma intensidade moderada com uma duração de 45 minutos, gasta em torno de 400 a 600 calorias. Então para as pessoas que estão em dúvida de que atividade praticar, para quem quer potencializar seu condicionamento ou melhorar sua saúde e qualidade vida, pratiquem natação!

Thiago Flose

Professor de Educação Física

Assessor  de negócios da Metodologia Gustavo Borges

[email protected]

borgesA Metodologia Gustavo Borges conta com uma equipe de profissionais especializados em natação. Liderada pelo ex alteta olímpico Gustavo Borges, desenvolve uma proposta de ensino incluindo soluções para operação aquática de escolas,clubes e academias.