Como preparar os alunos para os desafios da vida

Antes foco da educação era despertar o aluno para a vida profissional, hoje sabemos que isso não é o bastante. O ser humano deve ser visto de modo integral, trabalhando as suas potencialidades para exercer a sua missão de vida.

E nos últimos anos vivemos de forma intensa com a informação, muitas vezes não sabemos nem o que fazer com ela, nossa mente fica tão esgotada que deixamos de acompanhar. Preferimos desligar a televisão, excluir as redes sociais para ter um fôlego de tranquilidade. Toda essa informação em excesso, vira lixo mental, afinal muitas coisas não fazemos proveito.

A educação socioemocional busca desenvolver as habilidades essenciais para a vida, nos auxiliando na tomada de decisão de forma mais assertiva através do gerenciamento das emoções e conflitos, nos possibilitando construir relacionamentos mais saudáveis.

Os maiores inimigos da nossa qualidade de vida e da saúde emocional não estão fora de nós. Um ser humano que não tem habilidades socioemocionais poderá ter sérios problemas profissionais e na sua vida em geral. Difícil permanecer com tantos pensamentos doentios, emoções explosivas ou se submeter a  submissão emocional para sobreviver.

Dessa forma, trago algumas dicas para que sua escola obtenha saúde emocional:

– Treine os professores para que tenham habilidades socioemocionais

Buscar o treinamento da equipe que está na sala de aula é primordial para que possamos trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos. Adquire um programa de educação socioemocional que dê suporte continuamente aos seus professores. Eles são a base para qualquer ação escolar.

– Alunos como protagonistas no seu próprio aprendizado

Abrir espaço para que os alunos tragam suas criações, apresentações e projetos agregando nas aulas a ponto que consigamos trabalhar suas habilidades socioemocionais de forma consistente.

– Inclua a participação dos pais ou responsáveis no processo de aprendizagem

A família precisa estar inserida e participante dos movimentos dentro da escola, então é importante criar momentos para que os pais sejam instruídos sobre educação socioemocional e positiva.

Siga nossas redes sociais para acompanhar nosso conteúdo: www.institutorarear.com.br

Rafaela Moura
Diretora Geral