Como preparar uma lancheira saudável para a volta às aulas
Especialista dá dicas para um lanche prático e saudável
As férias estão chegando ao fim, as crianças em breve retornarão à escola e as dúvidas dos pais em como montar uma lancheira saudável e saborosa estão de volta. Essa missão, de fato, não é das mais fáceis, já que crianças em idade escolar demonstram seus gostos alimentares e, na maioria das vezes, não optam por frutas, verduras e legumes. Trocar as deliciosas guloseimas como salgadinhos e refrigerantes por alimentos mais saudáveis, às vezes, é bem difícil.
No entanto, montar a lancheira com uma consciência saudável é muito importante. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012, mais de 46% das crianças brasileiras estariam clinicamente obesas ou com sobrepeso. “Está provado que crianças com hábitos alimentares mais saudáveis, tornam-se adultos com saúde e qualidade de vida melhor”, afirma a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, Avany Bon.
Segundo a nutricionista, o lanche ideal é aquele que combina todos os grupos alimentares. “É importante que na lancheira tenha uma porção de carboidratos, como pães e biscoitos, de preferência integrais, pois eles darão energia para seu filho brincar e realizar as tarefas do dia-a-dia; frutas que fornecem as vitaminas e os minerais que regulam os sistemas corporais; e proteínas, como leite e substitutos, porque também são as melhores fontes de cálcio”, ressalta.
É preciso muita criatividade para montar uma lancheira que seja saudável para atender à preocupação dos pais e atrativa para o gosto das crianças. Abaixo algumas dicas que podem facilitar na hora da escolha.
– Dê preferência a pães integrais ou outros cereais. Eles também podem ser substituídos por biscoitos água e sal, cream cracker ou biscoitos doces de aveia e mel, leite, maizena, barrinha de cereais, entre outros;
– Evite bolos com recheios e coberturas assim como bolachas recheadas;
– As frutas, de preferência, devem ser colocadas inteiras, com casca, após higienização adequada. Eventualmente, podem ir descascadas e picadas em potinhos com boa vedação (evitando aquelas de fácil oxidação, como maçã e banana, que devem sempre ser levadas inteiras), mas sempre haverá uma perda de vitaminas;
– Frutas secas como damasco, uva passa e banana passa também são bem-vindas;
– Prefira o queijo branco, ele tem menos gordura;
– Outras fontes de proteínas e cálcio, que devem ser adicionadas ao lanche são: Leite, requeijão, iogurtes, leites fermentados e queijo tipo petit suisse;
– Tomates cerejas e mini cenouras agradam as crianças e vão bem no lanche;
– Sucos industrializados, apesar de serem mais práticos, têm muito açúcar e corantes. Prefira os naturais feitos o mais próximo da hora de ir para a escola, mas a água de coco é a melhor opção.
* A professora Avany Bom, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, está disponível para entrevistas sobre este tema e demais pautas sobre nutrição.
Sobre a Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 29 países, com mais de 80 instituições de ensino superior, totalizando mais de 950 mil alunos. São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis câmpus estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú. A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.