Como superar os desafios do início das aulas

O ano letivo impõe a vivência de uma nova rotina na vida dos estudantes. Com maior liberdade de horário nas férias, alunos do período matutino precisam agora acordar cedo. Já aqueles que estão começando em uma escola diferente, contam com todos os desafios de adaptação ao novo ambiente. Para auxiliar os estudantes no retorno às aulas, Maria Helena Rocha, diretora de Educação Infantil do Colégio Vértice, listou algumas dicas relacionadas às principais dificuldades dos alunos no início de ano letivo.

Acordar cedo

Para os estudantes que precisam acordar cedo, Maria Helena recomenda um conjunto de medidas. “Primeiramente, os alunos precisam dormir mais cedo. O sono é muito importante para o processo de desenvolvimento e para aquisições cognitivas. Pais devem ficar atentos, pois adolescentes precisam de 8 a 9 horas de sono por dia e as crianças de 8 a 10 horas, dependendo da faixa etária. É importante também evitar o uso de aparelhos eletrônicos na hora de dormir, pois eles comprometem a qualidade do sono”, comenta a diretora.

A diretora acrescenta que, no período da manhã, é essencial ter uma alimentação que dê disposição para os alunos durante todo o dia. “Combinar opções leves com alimentos ricos em proteínas é uma dica para se obter energia. Mas cuidado com o excesso de carboidratos, pois podem aumentar o sono.”

Rotina de estudos

Outra condição fundamental é ter uma organização eficiente, que concilie a rotina de estudos às atividades extraclasse. “A disciplina é fundamental para o aprendizado. É comum que muitos alunos tenham uma agenda cheia de atividades extracurriculares – esportes, inglês, teatro – e para dar conta de tudo, o estudante precisa ter cronogramas e respeitar os horários, do contrário pode ficar sobrecarregado e inclusive prejudicar o sono”, diz Maria Helena.

Mudança de horário

Para os alunos que estão mudando de período letivo, Maria Helena recomenda que o processo de adaptação seja gradual. “É normal que os estudantes tenham dificuldade nos primeiros dias de aula. Para reduzir este impacto, é válido que os pais ajustem os horários dos filhos aos poucos, uma ou duas semanas antes do início do período letivo, por exemplo. Deste modo, eles sentirão menos a mudança”, explica a diretora do Colégio Vértice.

Começando em uma nova escola

Cada instituição conta com um modelo educacional diferenciado. Por isso, o indicado é que os pais obtenham o máximo de informações sobre a cultura da escola antes mesmo da matrícula dos filhos. “No Colégio Vértice, nós contamos com um dia de imersão, em que os estudantes conhecem os colegas, professores e a rotina de nossa escola”, revela Maria Helena.

Início da vida escolar

Por fim, a diretora de Educação Infantil explica que o começo da vida escolar é uma etapa complexa e, nos primeiros dias, pais e colégio devem trabalhar em conjunto para habituar a criança ao novo ambiente. “Para as crianças em período de pré-alfabetização, nós permitimos que os pais acompanhem a primeira semana. É uma forma de facilitar a inserção dos pequenos ao ambiente escolar”, conclui.