Como usar a Tecnologia para aproximar os pais da escola?

A agenda escolar marcou toda uma geração de estudantes nos anos 1970, 1980, 1990, para quem smartphone era coisa de ficção científica. Além da anotação das tarefas,  datas de prova e comunicados dos mais diversos, toda a interação entre escola e família era feita por ali. No século XXI, a agenda de papel está saindo lista de material das escolas para ocupar lugar no baú de memórias dos pais dos atuais adolescentes. Isso graças à tecnologia que mudou a forma como nos comunicamos, inclusive para dentro dos muros das escolas.

Se vivemos na era digital, é importante lembrar que não são apenas os alunos que estão conectados; pais e responsáveis também se comunicam através das novas ferramentas. Nesta nova realidade, a troca de mensagens de forma mais alinhada com esse cenário pode contribuir não apenas para maior rapidez e assertividade mas, sobretudo, fazer diferença no engajamento entre escola e família. E é justamente neste ponto que entram os aplicativos especializados em comunicação escolar.

Mas será que a tecnologia, sempre vista como uma ameaça à qualidade dos relacionamentos, pode mesmo ter efeito positivo no diálogo escola-família?

Além da troca de mensagens

Os aplicativos de comunicação escolar chegaram ao Brasil em 2014. Desde então, eles vêm sendo aperfeiçoados e hoje já permitem mais que uma simples troca de mensagens entre professores e pais. Com envio de fotos em tempo real, enquetes e autorizações digitais, os aplicativos de comunicação escolar, como o ClassApp, por exemplo, estão conseguindo aproximar escola e família.

Na minha opinião, é impossível pensar em uma estratégia moderna de educação que ignore a parceria com a família. Para mim, fica cada vez mais claro que ferramentas de comunicação especializadas para a área educacional podem dar à instituição de ensino os requisitos de gestão, privacidade e segurança inerentes à área de educação, ao mesmo tempo em que garante aos pais e alunos uma experiência de utilização fácil, simples e prática.

Sei que, para a maioria das instituições de ensino, o desafio de comunicar é antigo e bem compreendido pelos educadores, mas até pouco tempo atrás, a única alternativa que as escolas tinham era usar plataformas de comunicação que foram criadas e desenvolvidas para outros propósitos. Hoje, fica claro que o mercado educacional precisa de soluções de comunicação apropriadas à sua nova realidade.

Controle e gestão

São inúmeros os aplicativos de mensagens instantâneas disponíveis no mercado, mas nenhum deles oferece a seriedade e confiabilidade que a relação entre escola e família demanda. Assim, os aplicativos de comunicação escolar são os mais adequados para este fim porque possibilitam toda essa interação de forma gerenciável e segura.

Os benefícios do uso desta tecnologia para as instituições de ensino são inúmeros e vão desde a redução dos custos com ligações, papéis e fotocópias até a fidelização dos pais – ao passo que oferece a eles a comodidade de resolver inúmeras situações burocráticas na tela de seu celular e a possibilidade única de acompanhar online a rotina de seus filhos na escola. Através dos canais de comunicação, eles podem dar feedback, contribuir com críticas construtivas e dar sugestões de melhorias para a escola- medidas que facilitam e democratizam a gestão.

Promovendo Engajamento

E se engana quem pensa que a comunicação por meio dos aplicativos escolares “esfria o relacionamento”. Pelo contrário, ao facilitar o acesso às famílias, o resultado é  maior engajamento e participação.

Digo isso porque quando a ClassApp decidiu criar uma solução de comunicação digital para a escola, nossa grande preocupação era criar um espaço de relacionamento que mantivesse a qualidade da interação que existe na relação um a um, de uma reunião particular como a família. O desafio era manter a qualidade dessa relação nesse novo ambiente, de forma a fortalecer as relações humanas com o uso da tecnologia. E pelos relatos que nos chegam das escolas, penso que nós conseguimos!

E na sua escola. Como a tecnologia vem sendo usada para auxiliar a educação? Quero conhecer suas experiências.