Como você define o marketing escolar da sua empresa?
Matéria publicada na edição 116 | Março 2016 – ver na edição online
Por Carina Gonçalves
Ao pensar sobre marketing educacional, devemos ir além do uso de ferramentas como e-mail, site, mídias sociais e panfletos. Hoje, devido o imediatismo e a busca pelo custo benefício, devemos reavaliar o que de fato interessa mostrar ao público e o que eles desejam receber em troca pelos investimentos que fazem, especialmente na área de educação. Sempre que recebo uma solicitação de consultoria ou de serviços focados em marketing e comunicação – empresarial ou de imprensa – tento seguir algumas premissas para analisar possíveis soluções práticas e emergenciais para cada cliente, assim como, buscar resultados sustentáveis a médio e longo prazo. Um bom exemplo que posso citar ser fundamental para as instituições de ensino é observar como elas estabelecem o relacionamento com seus clientes. Esse é o primeiro passo e o mais importante de todos para criar estratégias de sucesso.
Desta forma, podemos avaliar qual é o perfil do público que se busca, assim como daqueles que já são atendidos, uma vez que lidamos com diversas pessoas e exigências. Quando a empresa cria um processo de foco no cliente, tudo fica mais fácil. A aquisição de produtos e serviços, a transação, atendimento, retenção e construção de relacionamento acontecem sem grandes percalços e as chances de fidelização se tornam maiores. Segundo Philip Kotler, professor universitário norte americano, “os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviço superiores, além de alguma customização. Eles percebem menos diferenças reais entre produtos e mostram menos fidelidade a marcas. Eles também podem obter muitas informações sobre produtos por meio da Internet e de outras fontes, o que permite que comprem de maneira mais racional. Os clientes estão mostrando maior sensibilidade em relação ao preço em sua busca por valor.”
Este comentário retrata um comportamento crescente e cada vez mais contemporâneo, o que já é uma realidade na área educacional. Ao efetivar uma matrícula, por exemplo, os pais levam em conta diferentes pontos de benefício para si e para seus filhos, maiores do que valores monetários. A decisão deles exerce poder definitivo para o futuro acadêmico de suas crianças e não se pode errar. E é neste momento em que as escolas podem entrar em ação e conquistar a confiança de quem contrata os serviços de suas unidades. Como dica, os mantenedores podem evidenciar o que de melhor possuem para oferecer. Dentre tantas possibilidades e todas possíveis de serem aprendidas no ambiente escolar, indicar uma metodologia de ensino inovadora que ajude nos vestibulares públicos pode ser o ponto de partida para despertar interesse do alvo que se deseja atingir.
A contratação de um profissional especializado, que conheça e saiba criar estratégias de marketing e comunicação, é fundamental para tornar metas e objetivos possíveis. Dispomos hoje de diversas plataformas e meios tecnológicos para fazer uma empresa se tornar mais visível e chamar a atenção de maneira positiva. Manter presença online é uma delas e é essencial para abranger informações que possam representar seus projetos e propostas – preço, qualidade, localização, produtos e serviços – e direcionar o cliente a uma ótima escolha de resultados. Promover encontros, palestras e eventos também podem ajudar a expandir seus ideais, da mesma forma que patrocinar esportes ou algo relacionado à sua marca.
Seguindo esses e outros cuidados básicos, garanto que a suas salas de aula estarão cheias e, até, quem sabe, com fila de espera para novas turmas. Lembre-se: todo sucesso é decorrente de muito esforço e dedicação, às vezes, precisamos dobrar a nossa resiliência para sobreviver às mudanças do mercado econômico.
Carina Gonçalves é jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – [email protected]