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Guia para Gestores de Escolas

Concurso Eureka de Criatividade

A mente criativa é um atributo que todos os seres humanos possuem e que pode ser aprendida, aperfeiçoada e utilizada para resolver desde pequenos problemas do cotidiano até realizar grandes inventos e obras de arte. Na maioria das vezes, para resolvermos um problema usamos grandes doses de criatividade. Por este motivo, no mundo moderno, onde não faltam problemas, uma das premissas para obter o sucesso profissional e conviver harmonicamente em sociedade é ser criativo. Uma pesquisa recente da IBM americana com 1500 presidentes de empresas de sucesso identificou a criatividade como a competência número um do futuro.

Atenta às necessidades do mercado, a Consultoria Rabbit Partnership propôs como tema gerador para as reuniões de planejamento estratégico e pedagógico deste ano o tema CRIATIVIDADE, por meio da geração de conteúdo apresentado em eventos e treinamentos in loco e por EAD para o corpo docente de suas escolas parceiras.

O projeto será finalizado com o Concurso EUREKA de Criatividade e Inovação com a parceria de algumas das mais conceituadas EdTechs do Brasil.

O Concurso tem o objetivo de identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas e iniciativas bem-sucedidas de inovação na área educacional. O que não faltam são motivos para direcionar esforços nesta empreitada:

O mercado de escolas privadas passa por um momento de disruptura com a entrada de grandes investimentos, novos modelos e propostas de aprendizagem mais modernas.

A nova BNCC é terreno fértil para o desenvolvimento da criatividade, pois incentiva e enfatiza a importância da reflexão, análise crítica e imaginação, com o objetivo de investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções que propiciem uma melhora concreta na vida do aluno, no meio em que convive e para o mundo.

Adequar a prestação de serviços ao crescimento do nível de exigências decorrente da facilidade de acesso à informação.

Quem pode participar

O Concurso está aberto a todas as pessoas jurídicas, devidamente inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, domiciliadas no Brasil, que sejam reconhecidas como instituições de ensino privadas, independente de terem relação comercial com a Rabbit.

Calendário

  • 22/01/2020 – Abertura das inscrições
  • 20/03/2020 – Data final da entrega dos projetos
  • 03/04/2020 – Divulgação dos finalistas e votação popular
  • 16/04/2020 – Divulgação do vencedor no Expo Center Norte – SP

Como entregar meu projeto

Apresentação em PowerPoint que contemple:

  • Qual é a ideia inovadora.
  • Objetivo do projeto.
  • Soluções apresentadas.
  • Investimento envolvido.
  • Vídeo de até 5 minutos que explique o panorama geral do projeto.

O projeto precisa ser enquadrado dentro de uma das seguintes categorias:

  • Inovação pedagógica: soluções que possibilitem o aprimoramento ou inovação do projeto pedagógico da instituição, desenvolvimento do corpo docente e do aluno, sustentabilidade, responsabilidade social etc.
  • Inovação organizacional: práticas e soluções para problemas das áreas de gestão, administrativa, financeira, marketing e vendas e que propiciem o aumento dos prospects, matrículas novas e rematrículas.

Como montar um projeto criativo e inovador

1ª ETAPA – PROCESSO CRIATIVO

a. Identificar o problema – desafio de buscar soluções para uma necessidade ou aprimorar um feito já realizado.

b. Preparação e pesquisa – é a análise preliminar a fim de definir o problema. Requer um trabalho consciente e demanda capacidade analítica e conhecimento sobre o tema. Para facilitar o momento, pode-se utilizar estratégias como a análise SWOT.

c. Buscar e organizar as soluções – existem várias estratégias para auxiliar na resolução de problemas:

• Representação visual – facilita a resolução de um problema. A visualização do pensamento é útil à produção do processo criativo, porque as imagens são facilmente alteráveis, podendo representar os múltiplos aspectos de um problema.

• Comparação seletiva e associação – é a capacidade de observar as semelhanças entre as diferentes áreas, clareando o problema.

• Brainstorming – visa encorajar as pessoas a utilizarem o pensamento divergente e assumir riscos na investigação de novas ideias.

• Incubação – não se precipite, as ideias podem nascer ou mudar depois de um tempo. Dê um intervalo para que o inconsciente possa assimilar as novas propostas, realizar suas conexões e dar suas sugestões.

• Iluminação – Insight – é quando a ideia interessante torna-se consciente.

2ª ETAPA – EXECUÇÃO

a. Planejamento – é a estruturação do modelo analítico por meio da criação de um documento com as informações detalhadas.

b. Objetivo – reafirmar os principais objetivos do projeto.

c. Cronograma – criar um calendário com previsão do início e término de cada etapa e ações envolvidas.

d. Responsáveis – dividir as tarefas para cada encarregado.

e. Materiais – ferramentas, equipamentos e materiais que serão utilizados.

f. Custos – quais investimentos serão envolvidos e onde serão captados.

g. Execução e acompanhamento – durante todo o projeto, é importante que os interessados acompanhem o progresso e o cumprimento das tarefas nas datas previstas. Presenciar a evolução de cada etapa permite que os erros sejam sanados rapidamente e que o time possa criar uma rotina de entrega com foco em resultados.

h. Monitoramento – reuniões periódicas de checklist com o objetivo de propiciar feedbacks e assegurar que as tarefas estejam de acordo com o planejamento.

i. Supervisão – principalmente no início do projeto, os líderes devem disponibilizar um tempo extra para acompanhar de perto a execução das principais tarefas.

j. Mensuração – por meio da análise de dados concretos, verificar se os resultados das ações correspondem às expectativas.

k. Teste – utilizar um grupo reduzido para testar o projeto antes de apresentar ao público final, a fim de verificar seu desempenho na prática.

l. Validação – colocar em prática e criar um documento que valide o encerramento do projeto e a entrega de todo o escopo.

11. Cada participante somente poderá inscrever até 3 (três) projetos por categoria, sob pena de ser desclassificado.

Regras de seleção e avaliação

Critérios de escolha do vencedor

Serão considerados os seguintes critérios de avaliação:

  • Foco no aluno para o pedagógico;
  • Aplicabilidade;
  • Menor investimento;
  • Possibilidade de mensuração do resultado;
  • Impacto na região onde a instituição de ensino está localizada;
  • Amplitude – participação de alunos, colaboradores, famílias, prospects e moradores da região;
  • Tamanho da necessidade.

Regras Gerais

  • A ideia tenha sido aplicada na prática;
  • Os projetos tenham tido seu início recentemente, sendo considerados apenas aqueles de primeiro de janeiro de 2019 até o momento da inscrição;
  • O projeto seja inédito e de autoria do respectivo participante.

Comissão julgadora

Christian Rocha Coelho – CEO GRUPO RABBIT;

Anderson Morais – CEO AGENDA EDU;

Gabriel Barreto – Diretor de Tecnologia da PIGGY;

Antonia Beatriz Mendes – Diretora da TEC Tecnologia e Experiências Criativas;

Altamar Carvalho – Diretor Pedagógico da Caburé Assessoria Pedagógica.

Premiação

Os participantes que forem declarados vencedores do Concurso serão premiados da seguinte forma:

1º LUGAR – R$ 10.000,00 + Programa TEC por um ano sem custo para empresa (início em 2021).

2º LUGAR – Tablet Samsung Galaxy Tab A. + Programa TEC por um ano sem custo para empresa (início em 2021).

3º LUGAR – Palestra com Altamar Carvalho + Programa TEC por um ano sem custo para empresa (início em 2021).

Empresas participantes

Realização

Rabbit Parthership Consultoria Educacional

Patrocínio

TEC Tecnologia e Experiências Criativas.

Agenda Edu Ltda – Plataforma de comunicação e engajamento em ambientes educacionais.

Apoio

Piggy Sistema de Gestão Financeira.

Direcional Escolas

Caburé Assessoria Pedagógica

Para participar do Concurso, o interessado deverá preencher o formulário disponível no endereço eletrônico [www.rabbitmkt.com.br], apresentando o projeto nos termos do regulamento.

Christian Rocha Coelho
CEO Grupo Rabbit

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