Congresso debate trajetória da psicopedagogia no Brasil

X Congresso Nacional de Psicopedagogia, organizado pela ABPp, acontece em outubro e tem como tema central ‘Releituras de conceitos e práticas psicopedagógicas’

Há 35 anos instituiu-se a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), com o objetivo de atualizar e aprimorar pesquisas da área, além de zelar pela formação de seus profissionais. Desde então, desenvolve diversas iniciativas que favorecem o conhecimento  dentre elas a elaboração e organização do Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, que reúne profissionais de todo o país e de países vizinhos para dialogar e debater ações relacionadas à educação. Em sua décima edição, agendada para os dias 22, 23 e 24 de outubro, em São Paulo, terá cp,p tema a trajetória da psicopedagogia no Brasil.

De acordo com a presidente da ABPp, Luciana Barros de Almeida, a escolha deste tema se deu para atualizar os conceitos da área e propiciar um espaço para o encontro de profissionais, pesquisadores e fornecedores de materiais utilizados no cotidiano psicopedagógico. “Temos o intuito de revisitar na atualidade os diversos momentos históricos da Psicopedagogia no Brasil e simultaneamente atualizar, reelaborar os conceitos e as práticas a partir das variadas concepções, recursos e estratégias vigentes”, afirma.

A programação do evento é bastante diversificada. Serão realizadas palestras, mesas de diálogo, cursos, workshops e apresentações de trabalhos científicos, com enfoque relacionado à aprendizagem. A presidente ressalta a importância de realizar eventos desse porte para discutir assuntos importantes para a educação. “Reconhecemos que ao longo destes anos evoluímos bastante, mas sabemos que ainda há muito a se fazer para o aprimoramento da aprendizagem.”

O Congresso já tem 30 palestrantes confirmados, incluídos na programação científica que vão abordar os seguintes eixos temáticos: Aprendizagem em ambientes virtuais; Dificuldades e Transtornos na Aprendizagem; Formação, Atuação e Pesquisa em Psicopedagogia; Psicopedagogia em Diversas Linguagens; Psicopedagogia, Família e Escola. A presidente também ressalta que outras atividades estão sendo elaboradas. “Para homenagear e enobrecer este evento, as Comissões Científica e Organizadora estão preparando atividades especiais para celebrar tantos momentos ilustres junto aos psicopedagogos brasileiros.”

Para conferir a programação completa, preços e se inscrever para participar do evento, basta acessar o site www.congressoabpp.com.br

Serviço:

X Congresso Nacional ABPp
Datas: 22, 23 e 24 de outubro
Local: FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Av. Liberdade, 532 – Liberdade – 01502-001 – São Paulo – SP)
Informações: www.abpp.com.br Tels: (11) 3085-7567 / 3085-2716