Congresso ICLOC 2015: Oswald de Andrade compartilha seis projetos que levaram a inovação às salas de aula

Evento do Instituto Cultural Lourenço Castanho reúne educadores de escolas públicas e particulares e debate mais de 600 projetos educativos

O colégio Oswald de Andrade apresenta seis iniciativas pedagógicas recentes, mas que já fizeram história na escola, durante a edição 2015 do Congresso ICLOC. Os projetos Aedes Aegypti + TICs, Clube do Saber, Curadoria na Escola, Photostories, Texto e Design para Crianças e Oswald Sustentável foram desenvolvidos com base na filosofia de inovação incentivada pela direção do colégio.

A ideia é compartilhar a dinâmica de cada projeto com educadores das mais de 600 escolas públicas e particulares, que prometem movimentar o evento organizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho, neste sábado, 30, no Colégio Dante Alighieri. Estão previstas mais de 200 sessões de debates envolvendo profissionais da área.

Confira, a seguir, um resumo dos projetos do Oswald no ICLOC 2015.

Aedes Aegypti + TICs: Boas situações de aprendizagem

O projeto aborda com os alunos do 5º ano do fundamental I diferentes áreas do conhecimento como língua portuguesa e ciências naturais, sempre apoiado num tema fortemente explorado pelos meios de comunicação, como o mosquito causador da dengue.

Clube do saber

Proposta que visa a promover a cultura de trocas e a ampliação dos espaços de aprendizagem no fundamental II e ensino médio. Uma pesquisa que identifica mais de 100 áreas de interesse dos alunos. Ferramentas digitais viabilizam a formação de grupos de investigação colaborativa que trabalham temas que vão do francês ao kung-fu.

Curadoria na escola

Formação de equipes de professores e alunos para trabalho conjunto em torno do evento Mostra Cultural. Prevê a produção de trabalhos de arte contemporânea como resultado de um processo de ensino, por exemplo, envolvendo alunos do fundamental I e da educação infantil.

Photostories

Uma prática integrada entre artes, informática e inglês. Alunos do 5º ano do fundamental criam enredo, texto em inglês e imagens de uma fotonovela de mistério, inspirados na narrativa do livro interativo Mistery in London, de Helena Brooke. Grupos planejam o storyboard, fotografam cenas e utilizam aplicativo Storehouse para apresentar o produto final.

Texto e Design – Revista Letras & Rabiscos

Orientados pelos educadores alunos são convidados a participar de cada edição da revista Letras & Rabiscos, publicação semestral da escola, impressa, incentiva a produção de artigos, notícias, contos, poemas e amplia horizontes gráficos e habilidades visuais de alunos do fundamental I.

Oswald Sustentável

Projeto nascido da inquietude por transformar práticas do cotidiano da escola em ações ambientalmente sustentáveis. Grupo diagnosticou situação, estabeleceu prioridades, firmou parcerias e implantou novas formas de gestão e uso dos espaços. Destaque para atividades como coleta de papel e parceria com a empresa Reciclar, além da instalação de minhocários e horta na varanda das salas de aulas do fundamental I.

Sobre o Colégio Oswald de Andrade

Fundado na segunda metade da década de 1970, o Colégio Oswald de Andrade está desde sua origem associado à inovação. Valorizamos o exercício da inovação especialmente na forma como entendemos e praticamos o ensino desde a educação infantil até o ensino médio. Nos dedicamos todos os dias a formar alunos bem instrumentalizados, éticos e plenamente aptos a escolher diferentes caminhos na formação acadêmica e profissional.