Congresso ICLOC promove a troca de experiências entre educadores sobre as práticas e vivências dos docentes

Texto por Rafael Pinheiro

O VII Congresso ICLOC (Instituto Cultural Lourenço Castanho) de Práticas na Sala de Aula, evento focado no desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação brasileira, ocorrerá no próximo 30 de maio, das 08h30 às 17h, no Colégio Dante Alighieri, localizado na região central de São Paulo.

Organizado por diversas instituições de ensino e destinado à educadores, gestores e famílias dos alunos em geral, a programação do congresso apresentará 616 trabalhos, distribuídos em 202 diferentes sessões, nesse importante espaço para registro e troca de práticas e vivências dos docentes.

Dentre a programação, destacamos a sessão 69, que tem como objetivo apresentar o Ensino Híbrido e sua aplicabilidade por meio de relatos de experiências didáticas desenvolvidas no grupo de experimentações. Com essa finalidade, coordenadores do grupo e uma das professoras envolvidas no projeto compartilham alguns resultados do projeto.

O Ensino Híbrido é um programa de educação formal que reúne as tecnologias digitais e o ensino presencial, em uma abordagem metodológica na qual o aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, o lugar, o modo e/ou o ritmo de estudo, e aprende, pelo menos em parte, em uma localidade física supervisionada, preferencialmente, na escola. Para discutir as possibilidades e desafios da implementação de um modelo de Ensino Híbrido, será apresentado o relato de pesquisa-ação que envolveu um grupo de professores participantes do “Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido” desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann.

Os participantes da sessão Ensino Híbrido, que acontece das 8h30 às 10h30, são: Lilian Bacich – Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Fernando de Mello Trevisani – Mestre em Tecnologias e Educação Matemática pela Uni­versidade Estadual Paulista (UNESP); e Verônica Martins Cannatá – Licenciada e bacharel em Ciências Sociais. Pós-graduada em Sistema de Informação pela Fundação Santo André (FSA).

O evento é gratuito e certificados de participação serão entregues aos presentes em até 60 dias após a realização do Congresso. A inscrição pode ser realizada pelo site: http://www.icloc.org.br/congressoicloc/

Programe-se:

VII Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula
Quando:
30 de maio de 2015, das 08h30 às 17h
Onde: Colégio Dante Alighiere (Al. Jaú, 1061, Cerqueira César, São Paulo/SP)
Mais informações: http://www.icloc.org.br/congressoicloc/