Congresso Online “Como Proteger Alunos na Era Digital”

O mais recente relatório da WeProtect Global Alliance revelou uma escalada alarmante no abuso sexual infantil online, com um aumento de 87% nos casos relatados desde 2019, totalizando mais de 32 milhões de denúncias globalmente. O estudo, intitulado “Avaliação Global de Ameaças 2023“, destaca a necessidade premente de uma resposta coordenada e multifacetada para proteger as crianças do mundo inteiro dessa ameaça crescente.

Uma descoberta particularmente perturbadora é que as conversas com crianças em plataformas de jogos sociais podem rapidamente evoluir para situações de risco de grooming em apenas 19 segundos, com uma média de 45 minutos para o processo completo. Ambientes de jogos sociais que permitem a interação entre adultos e crianças, troca de presentes virtuais e sistemas de classificação pública aumentam significativamente esses riscos.

Nos dias 19 e 20 de junho de 2024, educadores e gestores escolares terão a oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos sobre a proteção de alunos na era digital no Congresso Online “Como Proteger Alunos na Era Digital”. O evento, organizado pela “Guardião Digital”, uma edtech dedicada ao bem-estar digital, será realizado das 18h30 às 21h30, horário de Brasília, e oferecerá uma plataforma inovadora para compartilhar informações essenciais e estratégias eficazes.

O congresso visa reunir profissionais da educação de escolas públicas e particulares, destacando a importância do bem-estar digital na formação dos alunos. Os participantes terão a oportunidade de se aprofundar em pesquisas recentes, identificar novas ameaças virtuais e aprender estratégias de prevenção tanto dentro da sala de aula quanto junto às famílias.

O evento tem apoio institucional do SinepeRio, Sinepe-ES, Sinepe-MG e WeProtect Alliance. Ele será realizado pela Guardião Digital, edtech que tem como missão educar a próxima geração na utilização segura e saudável da tecnologia.

Objetivos do Congresso:

• Compartilhar informações atualizadas sobre pesquisas no campo do bem-estar digital.
  • Abordar as ameaças virtuais emergentes e estratégias de prevenção.
  • Explorar intervenções pedagógicas eficazes para promover a segurança online dos alunos.
  • Oferecer orientações sobre o impacto das novas tecnologias no desenvolvimento cerebral.
  • Discutir estratégias para envolver famílias no processo de proteção digital.
  • Examinar os cuidados jurídicos essenciais para escolas na era digital.

Agenda do Congresso:

Dia 1 (19/06) Início 18h30 – Protegendo o Aluno:

Stephanie Quintao (WeProtect) – Apresentação do Relatório das Principais Ameaças Online para Crianças e Adolescentes.

Estudo de Caso: Intervenções Pedagógicas na Sala de Aula com Fernando Lino (Guardião Digital) e Germano Coord Neto (Colégio Magnum, BH).

Dr. Eduardo Jorge (UERJ, Clínica de Adolescentes, CEIIAS – RJ) – O Impacto das Novas Tecnologias sobre o Desenvolvimento Cerebral.

Dia 2 (20/06) Início 18h30  – Protegendo Escolas e Famílias:

Mariana Venâncio (Nic.Br) – “Riscos aos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes na Internet”.

Estudo de Caso: Estratégias para Envolvimento das Famílias no Bem-Estar Digital com Fernando Lino (Guardião Digital).

Dra. Mabelly Meira Fernandes (MF Consultoria Jurídica) – Cuidados Jurídicos Importantes para Escolas na Era Digital.

O evento será realizado de forma totalmente online, permitindo que educadores e gestores escolares participem de qualquer lugar, com acesso conveniente e flexível. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas através do site oficial do congresso: Congresso Guardião Digital.

Não perca essa oportunidade de se capacitar e contribuir para a promoção de um ambiente seguro e saudável para os alunos na era digital. Junte-se a nós no Congresso Online “Como Proteger Alunos na Era Digital” e faça a diferença na educação digital!

Sobre a Guardião Digital e seu fundador Fernando Lino

Fernando Lino, fundador da Guardião Digital, tem sido uma voz proeminente na promoção do bem-estar digital nas escolas brasileiras. Seu interesse por esse assunto começou durante sua pesquisa de mestrado em educação tecnológica na University of Tartu, onde investigou especificamente a compulsão por telas e plataformas sociais por crianças.

Durante meses, Fernando viajou por diversas cidades brasileiras, entrevistando centenas de crianças presencialmente, em escolas públicas e privadas, sobre o assunto. O resultado desta pesquisa foi um livro chamado “Xarope Digital”, lançado no ano passado, que trouxe à tona importantes reflexões sobre os impactos do uso excessivo da tecnologia na infância.

Ele reitera sua preocupação com essas estatísticas alarmantes e ressalta a importância de capacitar educadores e gestores escolares para proteger os alunos também no ambiente digital. Ele afirma: “Minha missão é educar a próxima geração para utilizar a tecnologia de maneira segura e saudável“. Esta frase resume o compromisso de Lino e sua equipe com a promoção de uma cultura digital responsável nas escolas brasileiras.

Link para inscrição: https://congresso.guardiao.education

Para mais informações, entre em contato:

Siga-nos nas redes sociais para atualizações em tempo real:

Instagram: @guardiao.digital