Conheça os vencedores do primeiro Prêmio Professor Transformador

Resultados foram divulgados na tarde desta quarta-feira, 15, reconhecendo projetos educacionais transformadores nos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio

A organização do Prêmio Professor Transformador, promovido em conjunto pela Base2Edu, Bett Educar e parceiros*, torna conhecidos os vencedores da primeira edição. Os resultados finais foram divulgados ao término do encontro on-line realizado nesta terça e quarta-feiras, 14 e 15 de julho, reconhecendo projetos desenvolvidos por educadores de todos os níveis do Ensino Básico: Infantil, Fundamental (I e II) e Médio.

Na categoria Educação Infantil, a vencedora foi a Profa. Raelen Gonçalves, de Mogi das Cruzes (SP), com o projeto “Extra, extra, extra, tá na hora de brincar”. Com seus alunos, a educadora desenvolveu um jornal da classe para comunicar aos colegas da escola e às famílias as brincadeiras, vivências e outras atividades realizadas em sala de aula. Em segundo e terceiro lugares na categoria ficaram, respectivamente: a Profa. Graziela Dalcastagner, de Brusque (SC), com o projeto “Amigos da Horta”; e o Prof. Anderson Kubiaki, de Porto Alegre (RS), com o projeto “Um brinquedo chamado Natureza”.

Professora Raelen Gonçalves, de Mogi das Cruzes (SP), vencedora do Prêmio Professor Transformador na categoria Educação Infantil

O vencedor da categoria Ensino Fundamental I foi o Prof. Alberto Rodrigues, de Piraju (SP), com o projeto “Códigos da Cidade”. Chamar a atenção dos estudantes para a importância de iniciativas que colaborem para a preservação do meio ambiente, utilizando para isso as várias expressões artísticas existentes, foi o desafio assumido pelo educador. O projeto resultou na coleta de assinaturas para um abaixo-assinado em apoio à construção de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos no município. Em segundo lugar na categoria, ficou o projeto “Plantando Conhecimento”, desenvolvido pelo Prof. Edivanderson Lopes, de Santarém (PA). E na terceira colocação, o projeto “Fábrica de Aventuras”, da Profa. Janaína Fernandes, de Belo Horizonte (MG).

Professor Alberto Rodrigues, de Piraju (SP), vencedor do Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental I

Para a categoria Ensino Fundamental II, foi selecionada como vencedora a Profa. Raquel Zandonadi, de Praia Grande (SP), com o projeto “Fanfiqueiros de Papel”. A educadora utilizou a linguagem das chamadas “fanfics”, narrativas construídas pelos fãs de séries, personagens e outras atrações de interesse do público jovem, para tornar mais atrativas as aulas de Língua Portuguesa. Terminaram em segundo e terceiro lugares na categoria, respectivamente: a Profa. Francilda Machado, de São Bento (MA), com o projeto “Sarilho: A História vira cena”; e a Profa. Mytse Nogueira, de Queimados (RJ), com o projeto “Operação Carne Forte: o estudo dos nutrientes a partir da carne”.

Professora Raquel Zandonadi, de Praia Grande (SP), vencedora do Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental II

E na categoria Ensino Médio, venceu a primeira edição do Prêmio Professor Transformador a Profa. Flávia Arante, de São Paulo (SP), com o projeto “Clube da Luta”. No decorrer das aulas, a educadora percebeu que era preciso ir além do conteúdo programado e abrir espaço para que suas alunas, especificamente, pudessem fazer algo aparentemente simples: conversar sobre a própria vida e seus desafios. Em segundo lugar, ficou a Profa. Márcia Ribeiro, de Palmas (TO), com o projeto “Ciências com Elas: Meninas mudando seu mundo para mudar o mundo”; e na terceira colocação, o Prof. Henrique Pereira, de Franca (SP), com o projeto “”Prioridade Vida: Metodologias ativas no estudo do corpo humano”.

Professora Flávia Arante, de São Paulo (SP), vencedora do Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Médio

Os primeiros colocados em cada categoria receberão prêmio em dinheiro, além de uma viagem internacional para participar da Bett Educar 2021, em Londres, na Inglaterra. Os segundos e terceiros colocados também receberão prêmios em dinheiro.

Ao todo, mais de 1.200 projetos foram inscritos na primeira edição do Prêmio Professor Transformador, que se destaca por reconhecer iniciativas de educadores que estejam contribuindo para promover a transformação da Educação, alinhadas às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ao término do Encontro on-line, foram abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio, que já podem ser feitas pelo site: https://www.significare.org.br/premio

*Além da Base2Edu e Bett Educar, são parceiros na organização do Prêmio Professor Transformador: Instituto Significare, Governo do Estado de São Paulo, Revista Educação, Revista Direcional Escolas, Canvas, Instituto Rodrigo Mendes e Fique Bem.