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Guia para Gestores de Escolas

Conquiste novas matrículas e rematrículas antes do final do ano!

Por Carina Gonçalves

 

A partir de agora, até dezembro, a missão das escolas é fechar seu cronograma de novas turmas, com as rematrículas e, também, captar novos alunos. Começa a fase de manter os “bons pagantes” e excluir àqueles inadimplentes, que somam apenas números e – de certa forma – promovem prejuízos para os estabelecimentos de ensino. Em período de crise, todo cuidado é pouco, pois arcar com as despesas de uma empresa não é fácil.

Muitos pais questionam os valores, métodos de ensino, outros recursos ou produtos oferecidos pelas escolas e ao pesar sobre a decisão final, infelizmente, alguns optam (ainda) pelos valores e não pelo custo benefício do investimento em educação. Calma, isso não é motivo para desanimar. Abaixo indico algumas dicas de como pequenas mudanças na sua estratégia de comunicação e marketing pode elevar o conceito da sua marca e provocar interesse das pessoas (alunos, prospectes e até investidores).

– Ao se comunicar com pais, alunos e prospectes sempre utilize linguagem de fácil acesso – as pessoas são diferentes e termos técnicos não são indicados para esse tipo de abordagem.

– Indique os seus diferenciais e valorize os pontos fortes da sua escola ou instituição.

– Use como exemplo nome de alunos e ex-alunos que conquistaram sucesso em provas, concursos e outros eventos que só foram possíveis de ganhar por meio da educação oferecida pela sua escola.

– Digitalize-se – hoje as pessoas acessam as informações pela internet e pelos diversos meios de visualização, como celulares, tablets, notebooks e computadores.

– Faça campanhas de incentivo à educação, com o uso de imagens e pequenas frases de reflexão – especialmente para mídias sociais (Facebook, Twitter e Instagram).

– Crie informativos com os principais diferenciais da escola para disponibilizar no site e, também, encaminhar via agenda e e-mail para os pais e prospectes.  Mas não abuse de dados, seja sucinto e agradável no layout.

– Feche convênio com empresas da região, oferecendo descontos para os funcionários, por exemplo.

– Pais de alunos que indicarem a escola como referência podem ganhar brindes e ou descontos.

– Faça parceria com escolas da região que não oferecem o mesmo serviço que a sua empresa e promovam o networking empresarial.

– Visite estabelecimentos freqüentados pelo público alvo que deseja conquistar e elabore parcerias com os proprietários para troca de publicidade – por exemplo, clínicas de pediatria, dentistas, clubes, etc.

– E por fim, capacite muito bem seus profissionais para atenderem bem e com gentileza todas as pessoas que se interessam por sua escola. O atendimento é um dos diferenciais na primeira impressão.

Quando chegar o momento de novos contratos, sorria e agradeça pela confiança. A cordialidade e simplicidade ajudam muito na conquista dos sonhos e dos objetivos. Se quiserem mais dicas e ou consultoria e serviços em comunicação e marketing, escrevam para o meu e-mail: [email protected] / [email protected]

Carina Gonçalves
É jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – [email protected]

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