Consa promove atividades diferenciadas na semana franciscana para a educação infantil
“Se uma mãe nutre e ama um filho carnal, com quanto maior
amor não deveria um irmão amar e nutrir seu irmão espiritual?”
(São Francisco de Assis)
Dia 04 de outubro é o dia de São Francisco de Assis, santo considerado protetor dos animais. São Francisco nos ensina o exercício do cuidado amoroso para com a natureza, por isso ser ele o Padroeiro da Ecologia.
Nascido há oito séculos, São Francisco continua a nos inspirar no cuidado conosco mesmos, com nossos irmãos e com a natureza! O “Cântico das Criaturas”, composto por ele em 1225, é expressão poética deste cuidado.
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais só foi aprovada pela Unesco, que é um órgão da ONU – Organização das Nações Unidas, em 15 de outubro de 1978. Mas quais são esses direitos? O primeiro é o de existir e ser respeitado. Parece simples, mas você já parou para pensar nisso?
Para celebrar este dia e ampliar a reflexão e comemoração dessa data tão importante para nossa Instituição Franciscana, o Consa convidou a empresa Bayer para conversar com as crianças sobre animais de estimação.
Ter um animal de estimação ou conviver com animais é uma relação que traz benefícios para ambos. Eles encantam qualquer um com seu carinho, lealdade e fidelidade. Não é à toa que alguns desses até são chamados de “melhores amigos dos homens”.
Mas é preciso lembrar que eles precisam de cuidados. Isso significa higiene, alimentação, exercícios, disciplina e, principalmente, amor. Esses cuidados devem ser dados durante toda a vida do animal, especialmente na velhice, assim como para nós humanos.
A empresa Bayer esteve no Colégio para desenvolver diferentes atividades com os estudantes da Educação Infantil, com o objetivo instruir as crianças sobre os cuidados que devemos ter com todos os seres vivos e de contribuir com a relação saudável entre animais e suas famílias, conscientizando as crianças sobre:
– a posse responsável;
– cuidados com a saúde e bem-estar dos animais;
– prevenção de doenças.
Acreditamos que é por meio de vivências significativas e bons modelos que as crianças constroem saberes sobre a cordialidade nas relações, por isso, temos certeza que esse momento ficará guardado na lembrança de todas as crianças.
Que Francisco de Assis continue nos inspirando sempre, norteando nossos pensamentos, posturas e ações, no cuidado com todos os seres.