Consolidação do mercado educacional – 2ª PARTE

Com o surgimento de novos concorrentes com grande potencial de investimento em infraestrutura e gestão, faz-se necessário buscar a excelência na prestação dos seus serviços. Apresentarei as principais ações para implantar uma política que resulte na melhora significativa do desempenho da instituição:

Visão holística: Os vínculos afetivos e a proximidade com os processos reduzem a percepção dos líderes. É necessário possuir uma visão global da instituição, de todos os seus colaboradores e atividades, que resulte em uma representação única da organização. Para atingir a excelência, sugiro seguir algumas ações. Mas antes realize o exercício:

Incentivar a cultura organizacional – Nenhuma instituição alcançará a excelência sem estar organizada, com gestão de tempo e supervisão constante.

Incentivar a cultura analítica – Estudar detalhadamente todos os dados estatísticos disponíveis em pesquisas e apresentar os resultados para todos os colaboradores.

Definir e divulgar a cultura institucional – Identificar quais são as principais características, a essência e as qualidades que fizeram com que a escola fosse criada e ainda permaneça funcionando. Para que isso ocorra, é preciso definir os valores, o propósito e a proposta pedagógica que norteiam e conduzem a corporação.

Gourmetização: Palavra oriunda do setor alimentício, é sinônimo de produtos e serviços Premium, que aumentam seu valor agregado. No caso das escolas, é o equilíbrio entre a qualidade do atendimento e os serviços educacionais, isto é, a embalagem tem que estar à altura do conteúdo. O cliente novo e as famílias não devem somente ser atendidos, precisam passar por uma experiência diferenciada.

Pós-atendimento – Além do webmail, enviar pelo correio um convite personalizado para visitar a escola e no pós-visita mandar um brinde de agradecimento para a casa do prospect.

Personalização – Colocar uma etiqueta ou crachá personalizado nos visitantes para que todos os chamem pelo nome. Além disso, esta ação demonstra preocupação com a segurança.

Proporcionar um coffee diferenciado – Sirva um cardápio refinado e, preferencialmente, sem frituras e com produtos naturais. A cantina da escola pode participar deste projeto.

Autenticidade no atendimento – Proporcionar uma experiência de acolhimento em um local decorado, isolado, iluminado, com poltronas, cadeiras com design diferente e sofás.

Uniformes – Saia da mesmice, use a criatividade desde o porteiro até o corpo docente, com roupas que estejam alinhadas com a cultura da empresa.

Vivência – Oferecer aos clientes a oportunidade de se colocarem no lugar dos alunos por meio de uma aula rápida. Utilize a tecnologia disponível.

Festas temáticas – Propor encontros e festas com temas diferenciados e não somente nas datas comemorativas convencionais.

Colaboradores nota 10 – Registrar e divulgar a capacitação continuada dos funcionários como, por exemplo, quando a coordenação assiste a uma aula, o atendimento participa de treinamentos, e os professores de formações.

Estreitar os relacionamentos – Ligar periodicamente para os pais e dar boas notícias e não somente comunicar acidentes, cobranças e problemas.

Ambiente diferenciado – Criar ambientes decorados, como biblioteca, laboratório de informática, sala de descanso e pátio coberto que foge do convencional.

Nomenclaturas – Usar sem exageros o marketing para identificar espaços e atividades já realizadas pela escola há muito tempo. O laboratório se transformou em labspace e um projeto pedagógico em learning for projects.

Premiar os notáveis – Institucionalizar a política de premiar feitos significativos realizados pelos colaboradores. Quem ultrapassou as expectativas da empresa e dos clientes merece uma recompensa.

Cuidado com os excessos, a embalagem não pode ser melhor que o serviço oferecido. A implantação das sugestões não precisa ser de uma vez. Inicie pelas ações que requerem menos investimento.

Engajamento: Fazer com que colaboradores e alunos tenham o sentimento altruísta, consequentemente aumenta a empatia entre a escola e o cliente, intensifica o valor da marca e reduz os pedidos de descontos.

Trabalho em rede: Aprimorar as estratégias das novas escolas em rede – manter a individualidade da proposta pedagógica, cultura institucional e regionalização, e promover encontros para discutir redução de custos, otimização de recursos e troca de experiências.