Crianças aprendem Linguagem de Programação

Disciplina contribui para a estruturação do pensamento lógico dos alunos do Colégio EMECE, na Pompeia

A tela do computador é o palco. O gato Sprite é o ator do espetáculo. Antes de subir as cortinas, Sprite troca o figurino. A apresentação se inicia. Esta é a cena da aula de Introdução a Linguagem de Programação da professora Sonia Almeida de Sá, para os alunos do 5º ano do Fundamental II do Colégio Internacional EMECE, na Pompéia. “A linguagem lúdica facilita o processo de ensino e aprendizagem”, explica Sonia. A aula, que foi introduzida neste ano no EMECE, não faz parte da grade curricular, é um projeto piloto que beneficia 40 alunos da escola.

Na aula de Linguagem de Programação, o aluno raciocina, descreve, executa, reflete, depura, seleciona, corrige e descreve novamente. “A todo instante, ele é questionado, desafiado a buscar soluções e conduzido à construção do conhecimento”, expõe Sonia.

Esse processo leva o aluno a raciocinar, resolver tarefas, refletir sobre o resultado, confrontar com a ideia inicial e modificar o seu raciocínio para alcançar o que realmente deseja. “É a estruturação do pensamento lógico, que analisa, interpreta, estabelece relações e apoia no desenvolvimento de competências e habilidades”, afirma Marcelo de Freitas Lopes, Coordenador de Tecnologia Educacional do Weducation, grupo que integra o EMECE e outras escolas tradicionais de São Paulo.

Marcelo também revela que, “até 2016, o EMECE e as demais instituições do grupo oferecerão a disciplina de Linguagem de Programação na grade curricular, desde o Ensino Fundamental I”. A matéria chega para apoiar todas as disciplinas, da Matemática à Língua Portuguesa, na interpretação de texto e solução de problemas.

A estudante do EMECE Amanda Moutinho, de 10 anos, conta que aprender a linguagem de programação é simples. “Com as orientações da professora Sonia, me cadastrei no Scratch e através da programação já criei quatro personagens diferentes.” O Scratch está disponível em um site gratuito do MIT – Massachusetts Institute of Technology.

Introdução à Linguagem de Programação

Para introduzir conceitos básicos de programação, Sonia Sá utiliza primeiramente o SuperLogo, um software cuja parte gráfica se caracteriza pela presença de um cursor representado por uma tartaruga, que faz o mesmo papel do gato Sprite. Os comandos são escolhidos de acordo com a orientação e a movimentação desejada, desenhando assim uma trajetória, que deixa rastros e produz figuras, o que permite uma análise clara da programação executada havendo a possibilidade de rever o erro.

“Depois, migramos para o Scratch, continuação lógica do SuperLogo, que permite uma maior variedade de aplicações,” relata a professora. O Scratch é um software, que trabalha com objetos gráficos e blocos de programação de várias categorias. Durante a aula, Sonia orienta seus alunos a encaixar blocos obedecendo uma sequência lógica.

“Através da Linguagem de Programação, descobrimos o mistério dos computadores”, conclui a aluna Camila de Rossi, 10 anos, do 5º ano do Fundamental.

Sobre o Weducation

Além do EMECE, o Weducation engloba outras escolas tradicionais de São Paulo – os Colégios Internacional Vocacional Radial, com unidades no Jabaquara e Santo Amaro, o Internacional Ítalo Brasileiro e o Berçário Vila do Saber, ambos em Moema. O Colégio Mater Dei, com unidades nos Jardins, em São Paulo, e em São José dos Campos é associado – a primeira escola do mundo a sediar o Google Learning Space.

Recentemente, o Weducation uniu-se à empresa Setesys, especializada em recursos Google, com o objetivo de implantar inovações e capacitar docentes a partir dos projetos educacionais do Google para o Brasil. Assim, foi criada a Foreducation – parceira oficial do Google, para proporcionar às instituições de ensino uma nova experiência educacional. Coordenadores e professores das escolas do Weducation já participaram de programas de capacitação para aplicação das ferramentas do Google Apps em sala de aula. Durante o ano de 2014, os colaboradores viverão outras experiências Google.

No total, são aproximadamente 3,2 mil alunos, do berçário ao ensino médio e técnico, usufruindo de parcerias nacionais, como com Rede Pitágoras (Kroton), Lego Education, MindLab, Geekie e internacionais – Southern States University, Cambridge English Language Assessment, por exemplo, além de programas de imersão nos Estados Unidos, Argentina e Itália.

Integram o Weducation, ainda, a SSU International Education (unidade de negócios que administra intercâmbios educacionais no exterior), a SSU Centro de Serviços Compartilhados (unidade de negócios responsável pela gestão das instituições de ensino do grupo) e a Arena World Sports, centro esportivo e de lazer na Zona Oeste de São Paulo.