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Guia para Gestores de Escolas

Crianças são mais felizes quando estão na escola, revela pesquisa britânica

Dois feriados seguidos podem ser perfeitos para universitários e trabalhadores, mas não para as crianças. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex e divulgada no jornal The Economist, do Reino Unido, relata o que os britânicos chamam de “holiday glumness”, ou “tristeza de feriado”, em tradução livre. Segundo o estudo, realizado com 40 mil famílias em diferentes épocas do ano, as crianças são mais felizes quando estão na escola que durante os longos períodos de descanso.

De acordo com a coordenadora pedagógica regional do Sistema Positivo de Ensino, Alessandra Samaan, essa tristeza pode ser explicada pela ansiedade da separação, causada pelo distanciamento dos amigos. Segundo ela, outro motivo é a substituição de atividades produtivas, nas quais elas se sentem evoluindo ou contribuindo com algo, por um tempo significativo em frente às telas de TV, computador e smartphone. “Todo mundo precisa de algo significativo para preencher o seu dia”, afirma. Isso explica por que os adultos desempregados são menos felizes, por exemplo.

A pesquisa foi aplicada apenas com crianças que passam o tempo livre em casa e não pode ser comparada com crianças que viajam. Para a estudante Anna Vitória Silva Strapasson, de 10 anos, as férias só são boas durante o período em que a mãe também está de férias. “Depois, não vejo a hora que comecem as aulas”, conta. “Embora os resultados do estudo não possam ser generalizados, pois cada criança tem um contexto único durante os períodos de descanso e uma relação particular com o ambiente escolar, é compreensível e faz sentido que a maioria seja mais feliz onde desenvolve e desempenha diferentes papéis e participa de brincadeiras coletivas”, afirma a professora Michelle Cristina Norberto, gestora do 3º ao 5º anos do Colégio Positivo Júnior, de Curitiba (PR).

De acordo com o relatório, os adolescentes são mais afetados pela “tristeza de feriado” que as crianças menores – e os meninos tendem a sofrer mais nesse período que as meninas. O estudo revela também que os feriados são ainda piores que as férias, por conta das provas que estão por vir: quem não gasta o tempo livre estudando, sente-se culpado. E as compensações nem sempre são suficientes nos feriados, como as viagens de julho ou as festas de fim de ano.

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino: é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Sobre a Editora Positivo: fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.

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