Cuidar das relações dá trabalho

Cuidar das nossas relações dá muito trabalho, por isso nos afastamos inconscientemente. Mas quem se esforça em conviver bem terá o retorno garantido. Seguem algumas práticas e esclarecimentos que tornarão a convivência com seus familiares, amigos e colegas da escola mais agradável e sincera.

Teoria da recompensa – Frederic Skinner, renomado psicólogo americano, constatou que animais recompensados por bom comportamento aprendem mais rápido do que quando são castigados. Isto se aplica também ao homem, pois as críticas não operam mudanças duradouras e ainda geram ressentimento.

A depreciação e o julgamento são conduzidos para uma estrutura do cérebro denominada hipotálamo que, entre muitas funções, atua no controle das emoções mais primitivas. Uma delas é o sistema de autopreservação, que rechaça a crítica e repassa ao córtex apenas o ressentimento.

Temos que lembrar que não somos criaturas lógicas. Os seres humanos são emotivos, com orgulho e vaidade. Por isso, tome muito cuidado com as palavras e, caso perca o controle, peça desculpa.

Teoria do convencimento – Segundo o escritor Dale Carnegie, somente conseguimos que um professor ou aluno faça algo se ele realmente quiser. O professor tem que descobrir o desejo que faz um aluno se aplicar. Pode ser entrar na faculdade, passar de ano, arrumar um bom emprego ou simplesmente curiosidade. Descubra o que ele quer e obtenha o resultado esperado. Para persuadir alguém faça a pergunta: “Como poderei fazer com que ele queira isso?”.

“Eu gosto de morangos com creme, mas uso minhocas para pescar. Os peixes não têm o mesmo gosto que o meu”. Dale Carnegie

Teoria da importância – Um dos principais pilares da psicanálise freudiana é a importância de se sentir prestigiado. Antes de fazer um pedido diga o motivo pelo qual você precisa da ajuda alheia, pode ser pela capacidade, conhecimento, habilidade, comprometimento…

Terapia do sorriso – Existe um sábio provérbio chinês que diz mais ou menos o seguinte: “Um homem sem uma fisionomia sorridente não deve abrir um comércio”.

O sorriso é um dos sinais de comunicação com sentido universal: ele expressa alegria, felicidade, afeição e gentileza. O sorrir é um automatismo dos músculos da face que ocorre em resposta a determinados estados mentais, mas ele pode ser usado para transmitir informação. Em suas variadas formas, o sorriso aparece em todas as culturas humanas, em todas as épocas.

Iniciar e finalizar a aula com um sorriso no rosto mostra que o professor tem vínculos afetivos com os alunos e está feliz em estar com eles.

Empatia – Faça aos outros o que você gostaria que fizessem com você. Em caso de dúvida, se coloque no lugar da pessoa e imagine a sensação ou consequência. Etiqueta social – Parece óbvio, mas algumas frases estão cada vez mais em desuso. “Desculpe incomodar, por favor e obrigado” são pequenas cortesias que deixam o dia mais leve, fortalecem os vínculos sociais e são marcas de uma boa educação.