Cuidar de quem Educa – Inteligência emocional e bem-estar psicofísico

Por Eduardo Shinyashiki

Quem me conhece das minhas palestras sabe que a Educação é minha paixão, e consequentemente os educadores são minha paixão, eles têm meu maior respeito e gratidão pelo precioso trabalho que exercem com nossos jovens.

Sabemos que essa missão não é tarefa simples e que as pesquisas e estatísticas evidenciam que mais de 70% dos professores brasileiros sofrem de estresse e exaustão emocional. Esses números são assustadores e demonstram a alta prevalência de problemas relacionados ao bem-estar emocional na vida do educador.

O estresse e a ansiedade são duas respostas naturais do corpo humano diante de situações desafiadoras. No entanto, quando esses estados persistem ou se tornam crônicos, passam a prejudicar a saúde mental e o bem-estar. Os educadores estão particularmente suscetíveis a essas condições devido às pressões da profissão, como a sobrecarga de trabalho, a responsabilidade com os jovens e a necessidade de lidar com situações complexas em sala de aula.

Quando falamos de inteligência emocional, saúde mental e bem-estar psicofísico nos referimos ao nosso estado emocional, psicológico e social, a nossa capacidade de lidar com o estresse, as emoções, as relações interpessoais e os desafios da vida, de forma equilibrada, utilizando a capacidade de se adaptar, transformar, evoluir e florescer mesmo em meio às adversidades e a complexidade da vida.

Para os educadores, o cuidado com a saúde mental é essencial, pois desempenham um papel fundamental na formação de futuras gerações. E isso é gratificante, mas também é desafiador.

O primeiro passo para cuidar do estresse e do equilíbrio emocional é reconhecer a importância de cuidar de si mesmo, das suas emoções, o autocuidado e a autorresponsabilidade consigo. Cuidar do equilíbrio mental e emocional não é mais uma opção, o caminho do autoconhecimento é importante para todos.

No meu livro “Cuidar de quem Educa”, evidencio estudos da neurociência que mostram que uma boa gestão das emoções é fundamental no dia a dia, nas relações interpessoais, no sucesso profissional, na saúde e no bem-estar psicofísico.

São essencialmente três contextos que precisam ter nossa atenção para construir um equilíbrio psicofísico:

• O amor por si mesmo. Que permite nos apreciar, apesar das nossas limitações e dificuldades. Esse amor incondicional por nós mesmos, que não depende do nosso desempenho, nos permite lidar com as adversidades e se recuperar depois de eventuais fracassos, além de nos proteger do desespero. Amar a si mesmo, se aceitar, se respeitar e ser solidário consigo mesmo são a base da autoestima, os seus componentes mais profundos e íntimos.
  • A visão de si mesmo. Como temos olhado para nós mesmos? Como nos avaliamos e julgamos nossas qualidades e defeitos? Para ter uma boa autoestima, precisamos ter uma boa autoimagem. Uma pessoa com a visão positiva de si mesmo tende a estar mais preparada para lidar com a vida, pois uma visão limitada e negativa a expõe mais à confusão e à insegurança.
  • A autoconfiança. Ser confiante é pensar que somos capazes de tomar as medidas adequadas em situações importantes. O papel da autoconfiança é fundamental para fortalecer o nosso senso de eficácia e de competência.

A autoconfiança permite que você se sinta suficientemente capaz de ter um propósito na vida, um objetivo a ser alcançado por meio de ações consistentes e coerentes, expressão de quem somos e dos nossos valores.

Respeitar sua própria trajetória de vida, suas experiências e vivências, possibilita encontrar uma força e uma coragem, muitas vezes desconhecidas, que surgem internamente para poder ajustar o que é necessário, redefinir, reorganizar e recriar decisões, objetivos, ações e relações para caminhar em direção a uma vida feliz e realizada.

Não devemos permitir que as circunstâncias e as interferências do dia a dia amarguem e apaguem o nosso entusiasmo pela vida. A celebração das conquistas está relacionada ao nosso próprio poder de agradecer, criar, escolher, decidir e viver.  Celebre seus resultados e, mais ainda, celebre a alegria de ser quem você é.

Continuem brilhando e inspirando nossos jovens, pois o mundo precisa de você.

Saiba que estou aqui, torcendo por você!